Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

12/08/2010

Ancoragem 1

Antes de mais nada observe que o título é ANCORAGEM 1, o que significa que teremos mais dicas sobre este mesmo assunto. Observe também que irei colocar algumas palavras em maiúsculo, pra chamar a atenção, pois sempre será um termo técnico e fundamental.

Agora, antes de qualquer atitude à bordo:  somente lance a âncora quando o comandante ordenar.... e obviamente deixe a AMARRA o mais SAFO possível... âncoras pesam e vão para o fundo, portanto cuidado com os pés para não enroscar na amarra que vai sendo carregada pela âncora.

Agora vamos bem devagar e ir entendendo os tipos mais comuns de âncoras. Cada ancora possui um desempenho melhor em determinado tipo de tença (tipo do findo: areia, cascalho, lama,) assim existem as âncoras tipo Danforth, Bruce, Almirantado, Arado (ou CQR), Fateixa e outros modelos mais modernos. Cuidado que existem modelos que NÃO seguiram o projeto original... assim possuem desempenho duvidoso; entenda-se desempenho como a capacidade que uma âncora tem de cumprir sua principal finalidade que é UNHAR e manter o barco firme no local de fundeio; no local onde vamos FUNDEAR.