Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

10/06/2013

Acampar e a Barraca

Oi!
No tópico anterior falamos do quanto acampar pode ser bom, e às vezes necessário, lá o nosso foco era o local, os cuidados, o ambiente do entorno...
Agora vamos falar da sua entidade: a Barraca!!! 

Pra quem quer fazer uma leitura dinâmica do texto vou facilitar as coisas, vou colocar as palavras chaves  em maiúscula para entendimento do que uma barraca deve ser, ou ter.
No meu entendimento a barraca é responsável por 20% do sucesso do acampamento, e não mais do que isso! Afinal passamos menos que 1/3 do tempo dormindo e o conforto não é diretamente proporcional ao preço da barraca, pois dormimos literalmente no chão e a barraca é somente teto e parede, e o conforto depende mais de ONDE você monta sua barraca do que dela propriamente, só pra lembrar: montar a barraca em chão pedregoso pode ser um desconforto pras costelas.... rsrsrs! Mas qual a barraca boa?

Vocês ja´experimentaram perguntar qualquer coisa pra algum especialista seja ele qual for? a resposta invariavelmente deve ser: DEPENDE... só pra esclarecer: não sou especialista em nada viu?!

Por que depende??! Ora! Depende de ONDE você vai acampar, simples assim! Já falei disso antes... Explicando: tem barracas de R$100 até mais de 1.000... Onde você vai? Pra base na antártica?... vais precisar de uma barraca que aguente ventos enormes, que tenha bom isolamento térmico e que seja aerodinâmica.... senão voa!!!! 

Mas vou me ater ao nosso clima e local onde não se precisa caminhar muito pra se chegar no lugar, senão a barraca precisa ser LEVE; neste contexto a tua barraca deve ter necessariamente uma coisa: SOBRE-TETO; que é um telhado acima da laje da casinha; já pensou porque as pessoas fazem casas de laje e ainda põem um telhado acima? Por 2 motivos: se chover não molha a laje e não dá infiltração, e porque (e mais importante) não esquenta muito ( casa de laje esquenta muito mais do que se tivesse um telhado em cima). O sobre-teto faz um isolamento térmico porque permite que o calor não se propague diretamente pra baixo na barraca e ainda permite que uma brisa circule entre o teto de baixo da barraca (normalmente mais fino) e o teto propriamente dito.
Isto é uma sem sobre-teto... ou seria um capuz?

O sobre-teto deve necessariamente ir do teto ao chão, senão a chuva ao cair no chão vai ensopar a parede da barraca e se você estiver encostado nela (sujeito daquele tipo que rola pra lá e pra cá na cama) vais ficar ensopado também.
 Esta é uma com sobre-teto curto

A barraca deve ter uma porta de TELA tipo mosquiteiro com uma porta "fechada", sabes porque? Se tiver calor deixe somente a porta de tela, pois o sobre teto é importante no isolamento do sol direto e não do calor do ar, e a porta de tela permitirá que uma brisa circule... e se fizer frio, feche a porta. Sempre uso dormir com os pés voltado pra porta da barraca, em caso de frio você não vai expor a parte mais importante do corpo ao frio (a cabeça) e em caso de segurança permite que você dê um pontapé em qualquer coisa estranha que ocorra - cuidado só com teu filho entrando de noite após fazer um xixi...rs!
Esta é COM sobre-teto e ainda tem uma tela, mas pode ser que não tenha porta, o que será um problema na chuva, vais molhar os pés... Outro ponto é que o sobre-teto não protege a entrada da barraca, pois é muito pequeno, é preciso que ela tenha um "avancê" seria algo similar a uma varanda.... rs

Tem também os bangalôs que são aquelas barracas com quarto, sala, vaga na garagem..... não ria não, pois elas também têm sua aplicabilidade, imagine que você está de férias e vais ficar 3 semanas acampando com a família?
Pois é, este modelito é ótimo!!! Mas pense numa coisa: ela é bem pesada e bem volumosa....


No começo do texto falei sobre a responsabilidade da barraca em 20% do sucesso em função do fato de que é usada somente pra dormir, mas pense: a cama é o chão né?! portanto forre antes com uma camada de folha (de amendoeira seca de preferência) e coloque um plástico para isolar da umidade do solo - lembrando que quanto mais perto da água, ou mais na parte de baixo do terreno, mais úmido estará o chão.

Outro ponto importante é QUEM vai acampar contigo; já fiz acampamento levando meus pais e minhas tias; portanto o fator ALTURA da barraca é importante, você imagina sua vó entrando de gatinho numa barraca pra dormir? Use um bangalô daqueles com vaga na garagem.... eu tive uma dessas. Existem barracas que possuem altura somente para teu corpo de lado por premissas de peso e resistência ao vento; lembre-se sempre de quem vai estar na barraca, se você tiver um bebê prefira um modelo que dê pra você ficar pelo menos sentado sem encostar a cabeça no teto interno.

Eu tenho um filho que é especialista em rolar, rolar, sentar e deitar de novo... ou seja, ele ocupa todos os espaços disponíveis e às vezes os disponíveis fora da cama... rola prá lá, rola prá cá... Tenho também uma filha que é especialista: gira as pernas num golpe mortal de capoeira... advinha onde acerta?
Assim ao escolher tua barraca prefira uma que tenha pelo menos 1 pessoa a mais na ocupação, ou seja: o TAMANHO da barraca deve caber vocês com alguma folga pros "roladores' e capoeiristas e ainda deves contar com mais uma variável, onde colocar as coisas como mochila, apeterechos de cozinha, sapatos, roupas e etc... a menos que seja seguro deixar as coisas do lado de fora; o que poderá molhar... lembrando só mais uma coisa importantíssima: sempre bata teus sapatos antes de calçá-lo pela manhã, pois podem haver bichos peçonhentos dentro, ou simplesmente areia se tuas coisas ficam do lado de fora sem a proteção da tela ou da barraca como um todo...

Só mais 1 detalhe: antes de comprar compare a resistência do tecido do teto à água, prefira os modelos que possuam o maior número de COLUNA DÁGUA; o que significa que ela não vai ficar gotejando na tua cabeça quando estiveres dormindo, prefira as que tem mais de 900 milímetros de coluna dágua.

Rapidamente demos um passeio pelas coisas mais importantes na escolha da barraca, vamos falar depois sobre o que levar... mas já enchi muito a paciência de vocês...
Grande abraço e Abraço Grande!!!