Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

10/05/2011

Ressaca

Consegui resolver algumas coisas, mas não postei na segunda feira... mas estamos aqui...rsrs
ressaca, já falamos em artigos anteriores sobre algumas coisas, vou fazer um resumo:


1- A profundidade SEMPRE afeta o tamanho da onda aumentando-a se o comprimento da onda (L) for o dobro da profundidade, quanto mais raso pior fica,  podendo fazê-la arrebentar se a razão da altura da onda (H) pelo seu comprimento (L) for maior que 1/7, ou ainda se a profundidade for menor que 4/3 da altura da onda

2- quanto maior o comprimento da onda (L) mais longe se deve estar da costa, pois à medida que vai ficando raso a altura da onda vai aumentando

3- A corrente provocada pela ressaca joga para fora da costa, o que é perfeitamente inteligível, pois se uma grande quantidade de água se esborracha no costão essa massa tem que voltar, o que gera a corrente marinha pra fora do costão

4- Em mar aberto pode-se perceber uma tendência de ressaca através do marulho vindo de longe sem muita relação com o regime de vento local; como é o caso de uma grande frente subindo a costa e encrespando o mar no sul

5- uma frente se deslocando em sentido contrário às ondas abranda o mar; se deslocando no mesmo sentido que as ondas encorpa o mar

Depois com calma vou colar um resumo que pode ser plastificado e deixado a bordo, por enquanto é isso galera!!! Abração!!!