Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

25/12/2012

Um Pouco de Eletricidade - 1

Vez por outra e quase sempre algumas perguntas pipocam nas listas de discussão: Amper? Volt?
A minha engenharia do dia a dia possui alguns mili-volts, portanto elétrica e eletrônica não é minha praia, mas como também fiz curso técnico tenho alguns conhecimentos guardados dentro da "caixola" (nesta área são bem poucos) que são  suficientes para quem não é do ramo entender algumas coisas bem básicas e até calcular o consumo de um equipamento a bordo; então vamos devagar!

Sempre lembrando aos mais puristas (nada pessoal, viu?!) que isto aqui não é tratado de Engenharia!!!!

A primeira coisa que se deve ter em mente é a seguinte: baterias possuem corrente contínua, também chamada de CC, ela não vai te dar um choque se vc colocar a mão... estou falando de bateria de 12 volts... não vá colocar a mão em fonte de corrente contínua de 300 volts... bzzz!!!! $#$#$%@@!!!

conceitos:
- bateria possui 12 volts (V)
- potência de um equipamento ou uma carga qualquer é expressa em WATT (W)
- uma carga conectada numa bateria consome carga da bateria que por sua vez faz circular uma corrente que é expressa em AMPERES (A)


Colocar uma bateria em paralelo significa conectar o positivo com positivo e negativo com negativo. Bateria em paralelo mantêm sua tensão original, ou seja: permanecem os 12 volts, mas a corrente que uma bateria fornece será somada a da outra betria, explicando: imagine 2 baterias de 12V onde uma delas pode fornecer num dado momento 7 amperes e a outra 5A. ao ser posta em paralelo a tensão continuará em 12V porém a corrente que o conjunto fornecerá será de 12A. Observe que se você colocar uma carga, um rádio VHF ou qualquer outra coisa, haverá consumo nas 2 baterias.

ATENÇÃO: Se vc está numa situação de emergência onde a corrente que a bateria fornece é insuficente (pra virar um motor por exemplo) pode-se colocar várias baterias em paralelo para somar a amperagem; por outro lado o paralelismo irá distribuir a carga para equalizar o conjunto, ou seja: a bateria com mais carga irá fornecer carga para a menos carregada; é o mesmo princípio da "chupeta" utilizada nos carros.

Por outro lado a instalação em série (positivo de uma no negativo da outra) irá somar a tensão; 2 baterias em série darão 24V. o desenho abaixo dá uma idéia que resume a questão paralelo/série.


  
Meu amigo de lista (acho que foi o Assis ou Julio) postou uma figura que orienta o uso do esquema paralelo, pena que não tenho aqui, mas cato um da WEB: lá diz que é melhor usar o borne positivo da primeira bateria com o borne negativo da última bateria, assim elas descarregam por igual, pois no esquema da figura acima a primeira bateria sempre terá mais descarga que as outras. Veja o desenho ao lado.
Ou seja: use o borne positivo da primeira bateria com o borne negativo da última bateria.Este esquema me foi enviado pelo meu amigo de lista Assis do Craca-aToa



Baterias possuem tensão em Volt (V) e fornecem uma dada amperagem (A) que será utilizada por um equipamento. Cada equipamento irá consumir mais ou menos corrente, de acordo com a potência deste equipamento, explicando: se o seu equipamento não tem mais a etiqueta de especificação mas você conhece, ou já mediu seu consumo, vc poderá saber a potência deste equipamento fazendo uma conta simples.... potência= tensão vezes a corrente...

Melhorando um pouco mais pra não errar nas unidades:
Potência= corrente (em Amper) vezes a tensão (em Volt)

Se seu equipamento consome 2 amperes a potência dele será:
12 X 2 = 24 Watt
então potência é igual à multiplicação da tensão (12V no caso)  pela corrente em amper.

Essa conta simples resolve um problema simples, veja só: vc quer comprar um novo equipamento mas não sabe se o seu painel de fusíveis vai aguentar... vc sabe que seu painel de fusíveis aguenta somente 4 amperes e o seu novo equipamento possui 60 W, pergunta-se: dá pra ligar no painel ou teremos um Bzzz!!!@#@#$%@@!@ com cheiro de amper?!!!
simples de resolver, vejamos: P=V.A
então se eqto possui 60W significa que a corrente (aos Engenheiros de plantão: podemos usar o símbolo "I" pra definir a corrente no lugar do símbolo "A") multiplicada por 12 dão 60, veja aqui:
60=12 X A :. então A=5 amperes
o teu painel não vai suportar
vc poderá ver a fórmula grafada assim também: P=V.I, ou ainda trocando o símbolo "V" pela letra "E" que fica assim: P=E.I

Se potência é igual à multiplicação da tensão pela corrente, a corrente é o resultado inverso: potência dividida pela tensão. Simples não?!!
Essa é a idéia!!!
Depois vamos entender um pouco mais das características da carga pra poder entender um pouco mais de bateria e aí saber dimensionar a bitola do fio que vai suportar o teu equipamento... pois do contrário o fio...Bzzz!!!#@#$#%
kkkkkk!!!! (isso nem é hora de rir...rsrsrs!)
Abraço Grande!!!!! e Bom Natal
sem curto-circuito!!! rs!