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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

27/09/2010

Bússola e Rumos 1

De todos os conteúdos postados aqui este é o que pode esclarecer a maior parte dos acidentes provocados pelo desconhecimento técnico na arte da navegação; antes de falar das possíveis catástrofes que o desconhecimento pode trazer vamos ver alguns conceitos básicos...

1- A bússola é um instrumento magnético que sempre aponta para o norte MAGNÉTICO do planeta terra, porém o magnetismo terrestre é VARIÁVEL a depender da região e ainda varia anualmente alguns minutos de grau
2- A variação magnética de alguns minutos pode representar um perigo no traçado de rumos que passam próximo a obstáculos e perigos à navegação
3- A carta náutica sempre apresenta rumos VERDADEIROS e NÃO magnéticos, portanto o erro entre plotar um rumo magnético na carta náutica sem as correções pode representar um perigo real, pois o erro pode chegar na casa dos 20 graus... credo!!!
4- O pólo norte verdadeiro, aquele que está representado na carta, não coincide com o pólo norte magnético

Imagine que você decidiu ir para Ilha Grande e alguém te disse que o rumo era de 240 graus e aí você setou o piloto automático para este rumo magnético a partir da ilha Rasa na boca da baía da Guanabara e mandou ver no motor pra chegar bem rapidinho... você marcou uma reta na carta náutica passando a uns 300 metros da laje da Marambaia... com um erro de 20 graus olha o que pode acontecer, veja a linha mais fina corrigida para o rumo verdadeiro e o rumo que você traçou na carta..... eu sinceramente gostaria de que você não fosse este Comandante....
Um erro de 20 graus pode representar centenas de metros ou milhas de diferença quando chegar perto do destino

De antemão me desculpe o desenho tosco...