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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

01/03/2012

Vela 3

Bem, já sabemos que a vela se comporta feito uma asa de avião na vertical, já vimos também se o barco ficar na linha exata do vento a vela paneja (balança pra todos os lados), já vimos que a depender da direção do vento e de onde queremos chegar devemos fazer um zig zag porque senão a vela vai panejar se decidirmos ir direto contra o vento.... já vimos bastante coisas, mas agora vem a parte mais difícil, a pergunta que não quer calar: mas como eu faço isto? como faço o barco andar?

Ihh... acho que vou sair de fininho.... kakakakaka!!! como é que eu vou explicar isso aqui traduzido em texto? Vamos lá, vou tentar... vou colocar um passo a passo...

1- A primeira coisa a ser observada é o vento e sua direção, lembrando que o barco não anda de cara pro vento, portanto a primeira providência é que o barco esteja um pouco fora do ângulo exato do vento
2- deixe a vela solta até panejar, ela vai panejar alinhada na direção do vento, se o barco está um pouco fora do alinhamento do vento a vela vai panejar meio de lado e não alinhada no sentido longitudinal do barco
3- Mantenha o leme reto, fazendo com que o barco anda pra frente e não faça curvas, observe um ponto, uma referência ao longe alinhada com o barco de forma que vc possa se guiar
4- Vá caçando (puxando a cabo que controla ela - a escota)  a vela até que ela pare de bater, este é o ponto onde o barco deve andar, pois a vela vai gerar aquela força que falamos sobre o princípio da asa do avião... pronto vc já está velejando

Deste ponto em diante vc deve EXPERIMENTAR, é como se fosse um trabalho de pesquisador (recomendo que vc veja o anime Como Domar seu Dragão), experimente e veja o resultado...por exemplo:

1- mantenha o rumo na direção ao longe que vc fixou como referência e experimente afrouxar um pouco a vela, perceba que a partir de certo ponto ela paneja, pois a vela ficou na direção exata do vento, então basta caçar um pouco pra ela encher e o barco voltar a andar...
2- mantenha a vela caçada onde está e guine um pouco o leme na direção de onde o vento tá soprando, a vela vai panejar novamente, pois ao girar o barco o vela acabou por entrar no vento, e a depender de quanto vc girou a vela poderá mudar de bordo, saindo de boreste pra bombordo, ou vice-versa. Ah! cuidado com a cabeça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! a depender do barco e da força do vento a retranca vem com uma força danada pro outro bordo!!!

Peça pro seu Comandante uma "pilotada", a depender do barco e do vento não deverá ter riscos ao barco e aos tripulantes, eu costumo fazer isto com pessoas que querem aprender; quando as condições são seguras eu costumo dar o leme na mão e dizer: vai!!! pode fazer o que quizer que nada de grave vai acontecer.... só lembrando que NÃO se deve dar o comando de uma embracação à pessoa que não possua habilitação, vc poderá estar em sérios apuros com a Capitania!!!!

Como vocês sabem isto aqui não é um tratado de navegação e nem pretende ser, mas é melhor do que vc ir totalmente cru pra uma aula prática.

Só pra lembrar algumas coisinhas importantes:
1- barcos à vela SEMPRE inclinam um pouco, caso vc se desespere não exite: entre na linha do vento  que a vela vai panejar; não se preocupe com o barulho...rsrsrs!
2- velas caçadas demais adernam (inclinam) o barco ainda mais, experimente afrouxar um pouco a escota, se a vela panejar caçe um pouquinho apenas
3- pense SEMPRE em 3D (3 dimensões) o barco a vela tem uma quilha, portanto: cuidado com a profundidade abaixo do barco), tem uma retranca que pode abrir mais do que a largura do barco (cuidado pra não ficar enganchado no cais ou varrer as pessoas), o barco tem um mastro, portanto cuidado com lugares baixos tipo pontes ou locais que tenham fiação elétrica
4- se o vento estiver acima da tua capacidade de controlar o barco não exite, chame o comandante ou rize as velas, ou seja: diminua a área vélica

Jamais se esqueça de 1 coisa: experimentar!! A coisa mais importante que a natureza deu ao ser humano é a capacidade de escolha, não tenha medo, mas PENSE!
Você vai perceber que velejar é só uma questão de percepção!!!
Grande Abraço!!!!