Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

04/11/2010

Vaga, Marulho e Onda 2

Só pra ratificar o texto1
A profundidade afeta o estado do mar, veja um exemplo prático
se navegando ao largo com ondas de comprimento de 100 metros ao chegar no raso com profundidade menor que 50 metros a altura da onda vai aumentar, existem tabelas que dão esta relação, mas não é o caso, o importante é saber a informação e caso seja preciso saber com precisão então você DEVE consultar a atabela.
se vc está navegando num mar de 4 metros de onda e deseja fundear em local com 4 metros de profundidade, REPENSE!!!  pois 4/3 (quatro terços) de H (altura da onda) darão 5 metros de profundidade; se o seu fundeio é a 4 metros, portanto menor que os 5 metros calculado através da fórmula 4X4/3=5,3 metros. Significa que a sua profundidade pretendida é menor que o cálculo que indica que a onda vai quebrar, ou seja, a onda estará arrebentando antes dos 4 metros de profundidade

fique atento quando o comprimento de onda é muito grande, pois esta onda será afetada por profundidades altas, o que significa que quanto mais raso mais difícil estará o mar. É claro que se o local é abrigado de ondas, por exemplo, atrás de uma ilha ou uma enseada, as ondas não vão te atingir, mas fique atento ao à profundidade do trajeto até chegar no local escolhido.

deslocamentos de baixa pressão, correntes marinha e vento também alte~ram o estado do mar para pior ou melhor, abrandando as oindas ou aumentando-as, mas vamos ver isso na próxima dica.
Abraço Grande!!!
Elmo