Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

29/08/2013

O que é um Barco?

Descrevendo um Barco
Barco é um substantivo diferente, a princípio, tudo é barco, basta boiar e sair flutuando por aí que já merece  a designação: Barco.
Existem “trocentos” nomes diferentes para cada tipo; para cada tipo de embarcação... e aqui já apareceu outro nome... ou seja: no frigir de qualquer ovo tudo é embarcação, o que dá no mesmo se chamar de barco (como diz um amigo: há quem discorde), não se preocupe: escrever alguma coisa, seja lá o que for, há quem concorde e há quem discorde, afinal nem a ciência é unânime nas teses, é só ver a questão do ovo; antes era o vilão do colesterol, hoje se diz que é bom comer vez por outra... daqui a pouco se descobre uma outra substância complicada (uma  tal de fenil-amil-dimetano-eteno ou algo que a valha) e lá se vai ovo de novo se fantasiar de vilão. Pois é! a ciência e as pessoas são assim, mas que bom!

Então começa assim: no princípio era o barco, depois a matemática, ou seria a engenharia naval? O transformou em embarcação... segundo o dicionário Asdrubal Salomé (acabei de inventar) existem 3 tipos de embarcação:
1- Navio
2- Veleiro
3- Lancha

Pra você entender melhor vou explicar:
1- Navio é uma maquinária gigantesca (que a gente foge deles) feita de ferro que a gente jura que não vai boiar – que é a condição “sine qua non” pra ser embarcação
2- Veleiro é uma embarcação movida pelo vento que a gente jura que nunca vai chegar no destino (às vezes não chega mesmo, a gente desiste antes ou vai pra outro lugar, principalmente aqui no rio onde os ventos são fracos e indecisos)
3- E Lancha é menor que um navio mas que chega em qualquer lugar rapidinho dando pancada em qualquer ondinha que levanta a 1 palmo da horizontal fazendo um estardalhaço danado no mar (na realidade a gente vai fazendo aquela dança de cabeça dos rocks pesados, pra cima e pra baixo)

No fundo sempre queremos chegar logo, afinal além de inventarmos a roda colocamos nela um motor... depois inserimos uma asa... de tanta pressa opto pelo vento, em silêncio, sem motor e sem casco dando pancadas por aí, mas confesso: demoraaa... mas no fundo é a manifestação da Arte, a arte da paciência e da sabedoria o que dá no mesmo. No fundo tudo é barco! Que aos poucos descreve um arco, e evita atracar no cais (já disse o poeta), afinal barco não foi feito pra ficar no cais, já disse um amigo na assinatura de seu email...


É isso, barco é tão bom, tão bom que mesmo não estando nele é bonito de se ver...