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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

14/10/2010

meteorologia 4

Vamos explorar mais um pouco a tão famosa baixa pressão, primeiro vamos às características:
1- o ar é quente e úmido, o que o faz subir, por isto é que causa uma baixa pressão
2- se o ar sobe isto gera ventos que se deslocam para a área de baixa pressão, para subir
3- a ascedência do ar e o efeito do giro do planeta terra (chamado de efeito coriolis) faz com que ao redor do centro de baixa haja circulação de ventos SEMPRE no sentido horário, noso foco é sempre hemisfério sul
4- se os ventos girando ao redor da baixa pressão são horários isto significa que se você estiver navegando e aproar ao vento, a baixa pressão estará SEMPRE à bombordo (no hemisfério sul, que é o nosso); o que pode ajudar muito na hora que você quer fugir do mau tempo
5- o regime de ventos no Brasil acarretados por uma baixa pressão (frente fria) normalmente se deslocam de noroeste NW e rondam para sudoeste SW rapidamente
6- chama-se baixa pressão à pressão menor de 1013 mili bar (bar é a medida de pressão)
7- quanto mais juntas estiverem as linhas do gradiente de pressão (veja na MeteoroMarinha: http://www.mar.mil.br/dhn/dhn/index.html) maior será a velocidade dos ventos, é o mesmo raciocínio das curvas de nível em topografia, quanto mais juntas mais íngreme!!!
8- as frentes frias, que caminham junto com a baixa pressão normalmente se deslocam sentido SW, indo para o mar... sobem pela região sul (são paulo, rio grande do sul) e vão se deslocando para o mar livrando o rio de janeiro ou deixando uma pequena "perna" de instabilidade

sugiro que vocÊs sempre observem os gradientes de pressão na MeteoroMarinha e percebam  como "andam" as frentes ao sair do polo sul e também aquelas que vez por outra vem do continente descendo lá da Amazônia úmida; verão que existe um PADRÃO de comportamento...

a observação é que faz o Navegante... lembrem-se sempre disto.. e bons ventos pra todos!!!!!

11/10/2010

Bússola Resumo

Atendendo aos pedidos vamos a um resumo sobre marcações na carta e rumo magnético; primeiramente vamos a algumas regras que devem estar no sangue:


1- na carta náutica somente se traçam rumos VERDADEIROS porque a carta é baseada no norte verdadeiro e não no norte magnético
2- o norte do planeta (norte verdadeiro) NÃO coincide com o norte magnético
3- o magnetismo terrestre varia ano a ano, por isto sempre será necessário fazer correções quando se usa a bússola e a carta
4- os pólos magnéticos do planeta variam de ano a ano e dizem que é devido ao deslocamento do magma presente no interior da terra mas esta teoria não é 100% aceita
5- ao traçar um rumo na carta e decidir se guiar pela bússola deve-se corrigir a declinação magnética e os desvios anuais para poder dar ordem ao Timoneiro em qual rumo seguir

então a questão toda se resume na seguinte situação: tracei uma derrota na carta com vários rumos e alguns ways points onde se deve mudar de direção; eu NÃO posso usar direto na bússola os rumos obtidos na carta tenho que entender como se comporta a declinação e a variação anual presentes na rosa dos ventos na própria carta

no nosso caso normalmente as variações e declinação são sempre a W (oeste) e portanto devem ser somadas ao rumo verdadeiro. Se fossem a E deveriam ser diminuídas; assim se um determinado rumo na carta for de 270 graus no barco você deve usar a soma de 270+declinação+desvio corrigido; este será o rumo que você deve usar na bússola do teu barco.

Agora você já sabe que estava cometendo um grande ERRO! Parabéns você não mais os cometerá, mas ainda não estamos 100% no rumo correto.... ainda falta um detalhe bastante importante.... quem foi que disse que a bússola do teu barco aponta para o mesmo lugar que a minha bússola????? Ainda falta somar ou diminuir o desvio da própria agulha que é uma característica que varia de barco para barco; eu disse que varia de barco para barco e não de bússola para bússola; uma mesma bússola comprada de fornecedor competente terá desvios diferentes em barcos diferentes, estes desvios podem estar a E ou W, se estiver a E devem diminuídos se a W somados. Os desvios giram na casa dos 0,5 graus no máximo e são devidos ao ferros a bordo, equipamentos eletrônicos, âncora...etc