Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

17/04/2012

Onde é o Norte? Método do Relógio

Quem não gosta de desenhar círculos no chão poderá usar o método do relógio, mais simples, consiste em você alinhar a marcação do número 12 do relógio com a direção do sol; feito isto determine a bissetriz entre o número 12 do relógio e o ponteiro das horas. No desenho abaixo o sol está representado por um poste exemplificando a marcação.


   Até com as mãos visualizando mentalmente um relógio é possível estimar a posição, o desenho em si já esclarece tudo.
Pra relembrar: bissetriz é uma reta que divide o ângulo em 2 partes iguais.
Ah: tomara que você nunca precise destas dicas!!!!!
Abraço Grande!!!
ps: estas dicas fazem partes do material de Sobrevivência em Balsa Salva Vidas (cap.42), vou colocar mais dicas aqui

16/04/2012

Onde é o Norte???

Por estes dias eu fui fazer um programa diferente de velejar, fui fazer uma caminhada no Pico da Tijuca pra relembrar os idos tempos de Montanhista. Estava acompanhado de uma trupe de pequeninos e outros não tão pequenos assim, já beirando a adolescência, e outros já bem idos dela, no caso: pais e mães. Aproveitando a minha capacidade de transmitir informação fui passeando o olhar pelo mato em busca de bichos os mais diversos, mostrei pra trupe um bando (devia ter uns 8 ou 10) de quatis, foi uma diversão ver os olhinhos brilhando de ver bicho tão bonito e tão perto solto na natureza. Gosto de fazer isso quando estou na mata, até por motivo de segurança, mais nossa do que deles (os bichos no caso!rsrs). Um gafanhoto aqui, um pica-pau ali, uma perereca do tamanho de uma unha, uma teia de aranha enorme e a conversa dos pais sobre se perder na mata... nada disso aqui não tem como se perder, a trilha é bem clara, visível, basta se manter nela, na dúvida olhe a paisagem em volta e vá pro sul, pro mar. Pronto! Instalou-se o pânico: e onde é o sul???

Quando estamos no mar isso fica fácil, sempre se tem uma bússola cravada no painel de navegação, e eu não tinha levado a minha alidade de mão (é um tipo de bússola que serve pra marcar a direção de objetos, no linguajar náutico: fazer Marcação). Se fossem 6 da matina seria fácil achar a direção mais à  leste (onde nasce o sol), mas às 10 ou 11 horas como fazer?


Existe o método da vareta, mas tens que esperar umas 3 horas pra definir os pontos cardeais, tem também o método do relógio que mais direto mas você precisa ter um relógio de ponteiro, ou desenhar um. o método da vareta é vem simples, vejamos como funciona:


Crave no chão, bem na vertical, uma vareta o mais reta possível de uns 50 centrímetros. esta vareta vai projetar uma sombra no chão; usando um barbante, ou outra vareta desenhe um círculo partindo da vareta cravada até a ponta da sombra. Vai ficar assim: uma vareta cravada na vertical no meio do círculo cuja sombra toca a linha do círculo que você desenhou. Na ponta da sombra marque o ponto onde a sombra toca o círculo, vamos chamar de ponto "A", você vai precisar deste ponto depois de umas 3 horas. 


À medida que as horas passam, o sol se desloca e a sombra também, vai chegar um momento em que a sombra terá se deslocado no círculo a um ponto distante do primeiro ponto que você marcou (o ponto "A"). Marque agora este novo ponto (ponto "B") de tal forma que tenha uma distância considerável entre o ponto "A" e "B". Trace uma linha ligando "A" e "B". No meio da linha AB marque outro ponto (ponto "C"). Pronto! Já tens condição de saber as direçoes, vejamos como: do ponto "C" até a vareta cravada no chão teremos a direção NORTE-SUL. O ponto "A" é o Oeste, o ponto "B" o leste. O ponto "C" é o sul.
Veja este desenho bem tosco aqui... 


Lembrando 2 coisas importantes: 
1- se você estiver no Canadá ou em qualquer lugar do hemisfério norte, a linha norte-sul estará invertida!!!! Pois o sol transita entre um hemisfério e outro de acordo com as estações do ano.
2- Este método é o desespero, portanto há erro de alguns graus, portanto esteja sempre equipado com as ferramentas adequadas ao esporte que você vai fazer, segurança acima de TUDO!!!!


Bem, tem também o método do relógio, mas vamos vê-lo no próximo artigo!


Abraço Grande!!!
e boas caminhadas!!! afinal não dá pra desenhar um círculo na água....rsrsrs!!!