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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

10/04/2011

Bússola - Regulagem

Nos primeiros artigos falamos sobre os desvios da agulha magnética, desvios intrínsecos da própria bússola, desvios causados pelos ferros a bordo e desvios causados pelas "irregularidades" do fluxo magnético do nosso planeta terra; hoje vamos dar uma dica de como medir o quanto de desvio sua bússola possui; é bastante simples, mas antes um alerta: bússolas não são idênticas!!!

As bússolas tradicionais (tipicamente usadas por mantanhista e escoteiros) possuem a indicação graduada do rumo gravada no corpo do instrumento, assim é preciso sempre estar "rodando" o instrumento para fazer coincidir o norte gravado no corpo com o ponteiro magnético; as bússolas náuticas possuem as gravações graduadas no próprio "ponteiro" que normalmente são circulares, assim o corpo do instrumento não possui nenhuma graduação de graus e minutos. Outro ponto que merece destaque na bússola náutica e que pode parecer insignificante, é o fato de que a graduação, gravada no próprio círculo magnético, é invertida de 180 graus, explicando: o valor do grau que se vê nas bússolas de antepara (ficam presas em painéis verticais) são na realidade a direção do rumo; se você comparar com uma bússola de mão (de montanhismo) vai verificar que são a mesma coisa, porém a graduação visível que nos interessa é posta na parte anterior já que a parte posterior está encoberta pela antepara.

O fato citado acima deve ser considerado na hora da compra pois existem bússolas que são exclusivamente feitas para serem observadas de cima e possuem orientação tradicional para uso manual, ou seja, vista de cima onde se vê toda a graduação; esta semana eu vou anexar uma foto aqui mostrando a diferença entre elas já que eu tenho os 2 tipos. Mas voltando ao tema... os desvios da agulha são como se a direção norte indicada pelo ponteiro não apontasse exatamente para o norte magnético, por um erro intrínseco da tecnologia construtiva faz com que o ponteiro não fique EXATAMENTE alinhado ao fluxo magnético; o ponteiro fica uns 5 graus para a esquerda ou para a direita de quem olha de cima.

Devido ao processo de construção e a localização dos elementos ferromagnéticos a bordo estes desvios não são constantes para qualquel rumo, ou seja, se o barco está aproado ao norte o desvio poe ser de 5 graus leste, mas se estiver aproado a oeste o desvio poderá ser de 4 graus (exagerando um pouco). Na prática consideramos um único desvio e efetuamos os cálculos do rumo na carta considerando apenas ele.

Ao comprar uma bússola normalmente ela vem com uma chapinha amarelada parecendo latão (é um material não magnético) que serve de chave de fenda para a regulagem onde se atua em 2 parafusos, ou mais... recomendo fortemente que procure uma pessoal especializado para isso... (rsrsrs). Você pode saber qual é o desvio da sua bússola simplesmente marcando 2 pontos notáveis na carta náutica e sabando o alinhamento entre estes 2 pontos verificar quanto marca sua agulha colocando seu barco neste alinhamento, ou se você morar no Rio, colocar seu barco no alinhamento do farol da Ilha Rasa com a ilha Lage (ilhota perto da saída de Botafogo), este alinhamento´está a ZERO graus, portanto alinhado no sentido norte-sul. Ou ainda usar o alinhamento da torre da Mesbla (que tem o relógio, hoje CONTAX) com a igreja de Boa Viagem em Niteroi que dão 087 graus. Da igreja da Boa Viagem se tem bons alinhamento: 310 para as feiticeiras, 112 para ilha Fiscal, 075 para o outeiro da Glória.... eu não se ainda existe mas a DHN (Diretoria de Hidrografia e Navegação) tinha uma carta de 1993 onde existiam plotados estes alinhamentos, mas cá pra nós, pegue uma regua paralela ou um par de esquadros e faça você mesmo o seu alinhamento...rsrsrs!!!

É mais prático usar o alinhamento da ilha Rasa, de cara se sabe o desvio pra E ou pra W. Boas rumadas!!!