Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

07/08/2010

Porque aprender navegação?

Usar a navegação tradicional não se trata de romantismo ou algum apego às técnicas do passado, se justifica por três razões extremamente óbvias:

1- Para usar apenas a navegação eletrônica é fundamental saber os conceitos dos princípios da navegação,
2- Você navegar em total segurança sem precisar investir em equipamentos de navegação,
3- A navegação eletrônica não é infalível, pois depende de energia elétrica e de sistemas que não são nossa propriedade, são de outros países.

Introdução

Este site nasceu para ensinar a arte da navegação de forma sucinta, objetiva e direta, de forma que todos possam entendê-la na sua forma mais prática sem a necessidade de equações e daquela física clássica; para fazer graça eu costumo dizer: Grego clássico tendendo a Aramaico... Porém ainda acho que qualquer assunto, e principalmente este, merece um aprofundamento; o que pode ser obtido através de alguns cursos de Formação de Amadores (Arrais, Mestre e Capitão). Aos poucos eu vou divulgando alguns cujos Instrutores são pessoas de vasto conhecimento na área.
Abraço Grande!!!
e obrigado por você estar aqui... que a claridade esteja sempre à Barlavento!!!