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Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

04/08/2011

Estabilidade - a Eureka de Arquimedes 1

vixe: ando meio atolado no trabalho mas tô de volta!!! vamos continuar falando de flutuação, a Eureka! do Arquimedes...

Flutuação, deslocamento e empuxo; estas são as forças que mantêm o barco flutuando, desde que estejam em equilíbrio.... no fundo tudo é o antigo, lembra?, princípio de Arquimedes, aquele da Eureka!!!! Arquimedes descobriu que todo corpo imerso na água acarreta um deslocamento da água que é diretamente ligado ao peso do corpo, é por isto que chamamos o peso de um barco de DESLOCAMENTO. Se este deslocamento for mais pesado que o volume do barco ele será menos denso, portanto boiará.

O faz o barco boiar é o EMPUXO, força do fluido de baixo pra cima compensando o “peso” do barco... se o deslocamento for igual ao empuxo o corpo flutuará; se aumentarmos o peso do barco o deslocamento também aumenta. O deslocamento é expresso em toneladas... 100 quilos... mas quando eu fiz a prova de mestre me perguntaram o que era tonelada longa... obviamente eu intuí que era maior que 1000... mas todas as opções eram maiores que 1000... descobri depois que eram 1.016 quilos.. risível não?!!! Rsrsrsrsrsrs!!!!

Mas vamos lá, se vc for bastante forte e pegar um navio de aço que flutua e amassá-lo todo e colar na água de novo ele vai afundar... porque? Por que 2 sujeitos de mesmo peso, um magrelão e outro mais gordinho, o gordinho flutua melhor? Hein?! Porquê o gordinho tem mais volume e desloca mais água quando imerso, portanto a densidade dele (o gordinho) é menor pois seu volume de água que desloca é maior que seu peso, portanto a forma do corpo imerso faz diferença no ato de boiar porque altera a densidade

Pro pessoal de navios onde o peso de carga embarcada faz diferença, e muita, existem gráficos que entrando-se com o peso embarcado se calcula diretamente o calado, pra navegações em lugares rasos ou de maré de altas amplitudes o gráfico é muito útil. Destes gráficos se podem tirar conclusões do tipo: qual será o calado de um navio ao embarcar 6 toneladas de sacas de café? Ou ainda: qual o calado médio de um navio de trocentas toneladas? Ou ainda mais: qual o peso a ser embarcado para que o calado passe de 2 metros para 5 metros? Isso tudo sai direto plotando o valor no gráfico.

A quantidade de peso que se pode embarcar num navio se chama de porte bruto ou deadweight; é a diferença de deslocamento entre o navio vazio e cheio.
por hoje é só
Abraço Grande!!!!!!!
Ah! vai rolar a patescaria regata de Paquetá! pretendo estar lá!