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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

14/09/2010

Meteorologia 2

O barômetro mede a pressão atmosférica, que é a pressão que a coluna de ar faz na superfície terrestre, comumente chamamos de barômetro aneróide, não vamos entrar em detalhes, mas ele possui umas câmaras ocas onde a pressão comprime membranas finas de metal e indica a expansão ou compressão a depender respectivamente da diminuição ou aumento desta pressão. A informação isolada do barômetro por si só não tem muita serventia, o barômetro deve ser observado de hora em hora para que possamos traçar uma tendência, este é o motivo pelo qual ele possui um ponteiro móvel ajustável manualmente. Isto ficará mais claro à medida que avancemos no entendimento.


Vamos nos ater a nossa região, no caso no hemisfério sul, ou seja, do Equador (entenda-se: linha do Equador, linha imaginária que divide a terra em 2 hemisférios) para baixo, ou seja, da latitude 000 S até a latitude 900 S, ou seja, do Equador até o pólo Sul; isto porque o sentido de ventos e até correntes marinhas comportam-se de modos diferentes no pólo Norte, portanto destacaremos as diferenças ao longo do texto.

Recomendamos que habituem-se a olhar as cartas sinóticas da Meteoromarinha (http://www.mar.mil.br/dhn/dhn/index.html) para observar as tendências de deslocamento das baixas pressões de modo a se prevenir contra as frentes frias subindo a costa brasileira, ou então usar sua força para se deslocar mais rápido a depender de seu objetivo e, é claro, do porte de tua embarcação.

Para começar a entender o que é frente fria, o que é baixa ou alta pressão é preciso saber alguns conceitos. A baixa pressão acarreta em uma coluna de ar subindo, se o ar sobe faz menos pressão na superfície, se o ar desce aumenta a pressão. Se o ar sobe é porque está mais quente (igual ao funcionamento de um balão contendo ar quente aquecido por uma bucha incandescida – diga-se de passagem: é proibido soltar balões).

Se o ar subiu gerou baixa pressão, se o ar está quente condensou o ar frio que está longe da superfície, então teremos nuvens, então teremos vento, então gerará um fluxo de vento convergente e horário, vamos explorar mais isso na próxima postagem....
Abraço Grande!!!
Elmo