Anteriormente falamos sobre os fatores que alteram o aspecto do mar afetando a navegação: duração, força e direção dos ventos; se estes fatores se estendem ao longo de muitas milhas, que chamamos de pista, aí teremos que analisar quais serão os impactos na navegação. Para esta análise teremso que verificar a carta sinótica identificando as isóbaras de pressão e sua extensão. Quanto mais paralelas e retas e estreitas mais teremos afetação das condições de mar.
Outro aspecto relevante é quanto ao deslocamento das frentes, ou a movimentação das áreas de baixa pressão com relação ao deslocamentos dos marulhos ou vagas no mar. Está claro????
Poderia ser mais fácil não? Pois é... tem gente que gosta de rebuscar... vamos facilitar as coisas:
1- lembram das curvas de nível em topografia, quanto mais juntas mais ígreme? então teremos ventos mais fortes
2- se estas curvas forem retas longas (pista longa) teremos mais vento afetando o mar
3- se a baixa pressão, representada pela letra "B" e normalmente com curvas de setas azuis na Meteoromarinha está se deslocando no sentido das ondas, o mar fica mais afetado
4- se esta mesma baixa pressão se desloca em sentido contrário das ondas irá abrandar o mar
5- se a "B" não se desloca (estacionária) vai afetar pouco o mar
Viu? Simples assim...
Abraço Grande!!!
Quem sou eu
- Coisas de Barco
- Rio, Brazil
- Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com