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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

08/10/2012

respostas do teste RIPEAM

Aí galera!
seguem as respostas do teste, espero que todos tenham acertado...rsrs!
RESPOSTAS


RIPEAM

1)Qual a finalidade do RIPEAM?

b) evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de
   navegação, luzes e marcas e ainda sinais sonoros


2) Na situação de "roda a roda" ou seja ____________ as embarcações deverão
   manobrar de seguinte forma:

a) proa com proa, as duas guinam para boreste


3)Na situação de rumos cruzados, quem tem proferência de passagem?

d) a que avistar a outra pelo seu bombordo, isto é, a que vê a luz verde


4) Uma embarcação alcançando a outra tem preferência de passagem, ou não, e
   como deve se proceder tal manobra?

c) não, a que está com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para
   passar pela outra, à frente


5) Um veleiro e uma lancha vinham navegando em rumos cruzados, tendo preferência de passagem, o
   veleiro não manobrou e esperou que a lancha guinasse, enquanto se aproximava rapidamente dela.
   Houve uma colisão das duas embarcações. Podemos concluir que:

d) apesar da lancha ter errado por não manobrar, para evitar o acidente, o veleiro não pode ser
   isentado de culpa pois, a embarcação que tem preferência deverá manobrar para evitar a colisão,
   caso a outra, obrigada a manobrar, não o faça.


6) Toda manobra deverá ser feita de que forma?

a) franca e positiva, feita com ampla antecedência, demonstrando à outra embarcação, que houve
   alteração de movimento


7) No rio onde duas lanchas de esporte e recreio navegam em rumos opostos como deverá ser a manobra e
   quem tem preferência?

c) a que vem a favor da corrente deverá se posicionar no meio do rio e a outra na sua margem de boreste,
   sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência


8) Em canais estreitor as embarcoções devem:

b) navegar pela margem mais próxima a seu boreste e sempre manobrar para boreste quando verificar
   o risco de colisão


9) Num canal ou rio, principalmente estreitos, a embarcação maior tem em relação à embarcação miúda:

a) preferência


10) O que vem a ser velocidade de segurança e o que devemos fazer quando cruzamos com outra
    embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localidades às margens dos rios e canais?

c) é a velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma colisão e de parar a
   embarcação a uma distância segura: devemos diminuir a velocidade


11) Com relação a prefeência de manobra, uma embarcação à vela deverá manter-se fora do caminho de
    todas as listadas abaixo, exceto:

b) uma embarcação a motor


12) As luzes de navegação mais comuns, em embarcação de esporte e recreio são:

c) uma luz branca a vante, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada (vermelha), combinadas


13) Os sinais sonoros que podem ser emitidos por apitos, buzinas ou ainda sinos, são utilizados em três
    situações:

c) manobra, advertência e em baixa vlisibilidade


14) Um apito curto significa:

b) estou guinando para boreste


15) Dois apitos curtos significam:

c) estou guinando para bombordo


16) Três apitos curtos significam:

a) estou dando atrás


17) Dois apitos longos seguidos de dois curtos significam:

c) estou ultrapassando por bombordo



18) Dois apitos longos seguidos de um curto significam:

b) estou ultrapassando por boreste


19) Cinco apitos curtos ou mais significam:

d) não entendi suas intenções de manobra


20) Um apito longo de dois em dois minituos significa:

a) embarcação a motor em movimento, com visibilidade restrita


21) Dois apitos longos de dois em dosi minutos significam:

c) embarcação parada em visibilidade restrita


22) Uma embarcação sem governo tem preferência em relação à:

d) todas as embarcações citadas


23) Uma embarcação à vela tem preferência em relação à:

d) uma embarcação sem governo


24) Embarcação com uma luz branca onde melhor possa ser vista:

a) está fundeada


25) Embarcação com reboque de menos de 200 metros de comprimento deverá exibir:

b) duas luzes brancas no mastro


26) Embarcação com reboque de mais de 200 metros de comprimento deve exibir:

c) três luzes brancas no mastro


27) Se eu avistar uma embarcação de grande porte, à noite, exibindo uma luz encarnada (vermelha) no alto
    do mastro, devo tomar mais cuidado com qualquer possibilidade de aproximação pois:

c) ela carrega cargas perigosas


28) Se durante o dia eu avistar uma embarcação com um balão preto no mastro, ela deverá estar:

d) fundeada


29) Em curvas de rios ou canais estreitos, onde a visibilidade é prejudicada, eu posso dar:

a) um apito longo para chamar atenção


30) O apito curto tem duração de:

d) aproximadamente 1 segundo


31) O apito longo tem a duração de:

b) 4 a 6 segundos


32) A forma mais correta de cruzar com outra embarcação vindo em sentido contrário é:

c) bombordo com bombordo


33) As situações abaixo são as em que eu utilizo as luzes de navegação, com exceção de uma:

b) com embarcação atracada no cais


34) Na ausência de apito, a embarcação poderá utilizar:

a) buzina ou sino para sinalizar as suas intensões


35) Embarcações de esporte e recreio, sem propulsão a motor, com menos de 5 metros de comprimento estão:

a) dispensadas de usar buzina ou outro dispositivo que a substitua


36) São sinais de perigo, exceto:

d) um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto


37) Uma luz intermitente amarela cruzando o canal, à noite, poderá ser:

b) uma embarcação desenvolvendo grande velocidade ao navegar


38) Uma embarcação de esporte e recreio deverá evitar cruzar uma via de tráfego, tanto quanto possível,
    porém, se for necessário tal manobra, deverá fazer:

c) de forma a cruzar perpendicularmente a via de tráfego


39) As luzes de bordos, de mastro e de alcançado são:

d) setorizadas para melhor identificar o movimento da embarcação, à noite


40) O holofote pode ser utilizado:

b) em rios estreitos para, à noite, iluminar curvas