Oi
Falamos outro dia sobre as regras para evitar abalroamento, então que tal um teste?
este teste foi retirado da prova de 96 pra Arrais, veja como está teu feeling... e teu conhecimento..rsrs!
RIPEAM - 40 questões
Marque com um X a resposta correta
1)Qual a finalidade do RIPEAM?
a) regulamentar as manobras, luzes de navegação e de condições especiais, em
águas de
jurisdição nacional
b) evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de
navegação, luzes e
marcas e ainda sinais sonoros
c) evitar o abalroamento em águas nacionais através de regras de governo e
navegação, luzes,
marcas e sinais sonoros
d) evitar a colisão em mar aberto, em águas internacionais, através de regras
de governo, luzes,
marcas e sinais sonoros
2) Na situação de "roda a roda" ou seja ____________ as embarcações deverão
manobrar de seguinte forma:
a) proa com proa, as duas guinam para boreste
b) rumos cruzados, as duas guinam para boreste
c) rumos cruzados, as duas guinam para bordos opostos
d) proa com proa, as duas guinam para os bosdos opostos
3)Na situação de rumos cruzados, quem tem proferência de passagem?
a) nenhuma delas, as duas guinam para os bordos opstos
b) a que está com maior velocidade
c) a que tem maior tonelagem, ou seja, maior porte(tamanho)
d) a que avistar a outra pelo seu bombordo, isto é, a que vê a luz verde
4) Uma embarcação alcançando a outra tem preferência de passagem, ou não, e
como deve se proceder tal
manobra?
a) não, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manobrar
para dar passagem a
que está alcançando
b) sim, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manobrar
para dar passagem a
que está alcançando
c) não, a que está com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para
passar pela outra, à
frente
d) sim, a que está com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para
passar pela outra, à
frente
5) Um veleiro e uma lancha vinham navegando em rumos cruzados, tendo
preferência de passagem, o
veleiro não manobrou e esperou que a lancha guinasse, enquanto se aproximava
rapidamente dela.
Houve uma colisão das duas embarcações. Podemos concluir que:
a) o veleiro estava certo e portanto não teve culpa nenhuma no acidente,
cabendo total
responsabilidade a lancha
b) a lancha estava errada e portanto deveria ter manobrado com antecedência,
porém o veleiro deve
se manter longe de outras embarcações a motor, o que dificultou a análise da
culpa
c) as duas deveriam ter guinado para bordos opostos conforme manda a regra, no
caso previsto,
independente da preferência de passagem em função do tipo de operção ou de
embarcação
d) apesar da lancha ter errado por não manobrar, para evitar o acidente, o
veleiro não pode ser
isentado de culpa pois, a embarcação que tem preferência deverá manobrar
para evitar a colisão,
caso a outra, obrigada a manobrar, não o faça.
6) Toda manobra deverá ser feita de que forma?
a) franca e positiva, feita com ampla antecedência, demonstrando à outra
embarcação, que houve
alteração de movimento
b) gradual e com pouca alteração de velocidade, para se evitar confisão no
acompanhamento da
outra embarcação
c) brusca e com variações constantes de velocidade, para que a outra embarcação
perceba a alteração
do rumo
d) lenta e com pequenos ângulos de leme, para que não haja confusão na
interpretação dos movimentos
pela outra embarcação
7) No rio onde duas lanchas de esporte e recreio navegam em rumos opostos como
deverá ser a manobra e
quem tem preferência?
a) a que vem a favor da corrente deverá se posicionar no meio do rio e a outra
na sua margem direita,
sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência
b) a que vem contra a corrente deverá se posiconar no meio do rio e a outra na
sua margem direita, sendo
que a que vem contra a corrente tem preferência
c) a que vem a favor da corrente deverá se posicionar no meio do rio e a outra
na sua margem de boreste,
sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência
d) a que vem contra a corrente deverá se posicionar na margem de bombordo mais
próxima, e a outra no meio
do rio, não havendo preferência de manobra entre elas
8) Em canais estreitor as embarcoções devem:
a) navegar pela margem mais próxima a seu bombordo e sempre manobrar para
boreste quando
verificar o risco de colisão
b) navegar pela margem mais próxima a seu boreste e sempre manobrar para
boreste quando verificar
o risco de colisão
c) navegar pela margem mais próxima a seu bombordo e sempre manobrar para
bombordo quando
verificar o risco de colisão
d) navegar pela margem mais próxima a seu boreste e sempre manobrar para
bombordo quando
verificar o risco de colisão
9) Num canal ou rio, principalmente estreitos, a embarcação maior tem em
relação à embarcação miúda:
a) preferência
b) que manobrar
c) deixar o seu boreste livre para a outra
d) manter seu rumo e velocidade independente da situação da outra
10) O que vem a ser velocidade de segurança e o que devemos fazer quando
cruzamos com outra
embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localidades às margens dos rios
e canais?
a) é a velocidade máxima permitida em uma determinada região de tráfego:
devemos manter a
velocidade para evitar variações da corrente de esteira da embarcação
b) é a velocidade mínima para se parar a embarcação com segurança: devemos
diminuir a velocidade
c) é a velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma
colisão e de parar a
embarcação a uma distância segura: devemos diminuir a velocidade
d) é a velocidade ideal de cruzeiro da embarcação para condições que exijam
maiores cuidados na
navegação, como em baixa visibilidade: devemos diminuir a velocidade
11) Com relação a prefeência de manobra, uma embarcação à vela deverá manter-se
fora do caminho de
todas as listadas abaixo, exceto:
a) uma embarcação engajada na pesca
b) uma embarcação a motor
c) uma embarcação com capacidade de manobra restrita
d) uma embarcação sem governo
12) As luzes de navegação mais comuns, em embarcação de esporte e recreio são:
a) uma luz branca no mastro a vante, uma luz branca no mastro de ré, mais alta
que a de vante, uma luz de
alcançado a ré, branca, luzes, verde a boreste e encarnada (vermelha) as
bombordo
b) uma luz branca a vante, uma luz branca a ré, luzes verde a boreste e
encarnada (vermelha) a bombordo
c) uma luz branca a vante, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada
(vermelha), combinadas
d) uma luz branca a vante, uma luz branca a ré, uma luz de alcançado branca,
luzes verde e encarnada
(vermalha), combinadas
13) Os sinais sonoros que podem ser emitidos por apitos, buzinas ou ainda
sinos, são utilizados em três
situações:
a) manobra, advertência e risco de colisão
b) manobra, risco de colisão e em canais estreitos
c) manobra, advertência e em baixa vlisibilidade
d) manobra, risco de colisão e em baixa visibilidade
14) Um apito curto significa:
a) estou dando trás
b) estou guinando para boreste
c) estou guinando para bombordo
d) estou parando máquinas
15) Dois apitos curtos significam:
a) estou dando atrás
b) estou guinando para boreste
c) estou guinando para bombordo
d) estou parando máquinas
16) Três apitos curtos significam:
a) estou dando atrás
b) estou guinando para boreste
c) estou guinando para bombordo
d) estou parando máquinas
17) Dois apitos longos seguidos de dois curtos significam:
a) estou dando atrás
b) estou ultrapassando por boreste
c) estou ultrapassando por bombordo
d) estou parando máquinas
18) Dois apitos longos seguidos de um curto significam:
a) estou dando atrás
b) estou ultrapassando por boreste
c) estou ultrapassando por bombordo
d) estou parando máquinas
19) Cinco apitos curtos ou mais significam:
a) estou dando atrás
b) estou parando máquinas
c) embarcação fundeada em visibilidade restrita
d) não entendi suas intenções de manobra
20) Um apito longo de dois em dois minituos significa:
a) embarcação a motor em movimento, com visibilidade restrita
b) embarcação fundeada, em visibilidade restrita
c) embarcação parada, em visibilidade restrita
d) embarcação rebocando outra
21) Dois apitos longos de dois em dosi minutos significam:
a) embarcação a motor em movimewnto, com visibilidade restrita
b) embarcação fundeada em visibilidade restrita
c) embarcação parada em visibilidade restrita
d) embarcação rebocando
22) Uma embarcação sem governo tem preferência em relação à:
a) uma embarcação a vela
b) uma embarcação com capacidade de manobra restrita
c) uma embarcação engajada na pesca
d) todas as embarcações citadas
23) Uma embarcação à vela tem preferência em relação à:
a) uma embarcação a motor
b) uma embarcação com capacidade de manobra restrita
c) uma embarcação engajada na pesca
d) uma embarcação sem governo
24) Embarcação com uma luz branca onde melhor possa ser vista:
a) está fundeada
b) está sem governo
c) está com carga perigosa
d) esta navegando
25) Embarcação com reboque de menos de 200 metros de comprimento deverá exibir:
a) uma luz branca no mastro
b) duas luzes brancas no mastro
c) três luzes brancas no mastro
d) quatro luzes brancas no mastro
26) Embarcação com reboque de mais de 200 metros de comprimento deve exibir:
a) uma luz branca no mastro
b) duas luzes brancas no mastro
c) três luzes brancas no mastro
d) quatro luzes brancas no mastro
27) Se eu avistar uma embarcação de grande porte, à noite, exibindo uma luz
encarnada (vermelha) no alto
do mastro, devo tomar mais cuidado com qualquer possibilidade de
aproximação pois:
a) ela está fundeada
b) ela está sem governo
c) ela carrega cargas perigosas
d) ela tem preferência pois está com capacidade de manobra restrita
28) Se durante o dia eu avistar uma embarcação com um balão preto no mastro,
ela deverá estar:
a) engajada na pesca de arrasto
b) sem governo
c) pairando sob máquinas
d) fundeada
29) Em curvas de rios ou canais estreitos, onde a visibilidade é prejudicada,
eu posso dar:
a) um apito longo para chamar atenção
b) dois apitos curtos para chamar atenção
c) um apito longo seguido de um apito curto para indicar que vou fazer a curva
d) dois apitos longos para indicar que vou fazer a curva
30) O apito curto tem duração de:
a) 2 segundos
b) 4 a 6 segundos
c) 1 minuto
d) aproximadamente 1 segundo
31) O apito longo tem a duração de:
a) 2 segundos
b) 4 a 6 segundos
c) 1 minuto
d) aproximadamente 1 segundo
32) A forma mais correta de cruzar com outra embarcação vindo em sentido
contrário é:
a) boreste com boreste
b) boreste com bombordo
c) bombordo com bombordo
d) cortando a sua proa
33) As situações abaixo são as em que eu utilizo as luzes de navegação, com
exceção de uma:
a) à noite
b) com embarcação atracada no cais
c) em visibilidade restrita
d) quando for necessário
34) Na ausência de apito, a embarcação poderá utilizar:
a) buzina ou sino para sinalizar as suas intensões
b) um gongo para manobrar à noite
c) um holofote durante o tráfego em canal balizado
d) uma série de foguetes pirotécnicos lançados seqüêncialmente
35) Embarcações de esporte e recreio, sem propulsão a motor, com menos de 5
metros de comprimento estão:
a) dispensadas de usar buzina ou outro dispositivo que a substitua
b) obrigadas a ter pelo menos as luzes de bordos
c) dispensadas de exibir luzes a noite
d) obrigadas a exibir uma luz branca circular à noite
36) São sinais de perigo, exceto:
a) um toque contínuo de qualquer aparelho de sinalização de cerração
b) um sinal de fumaça de cor alaranjada
c) foguetes lançando estrelas encarnadas
d) um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto
37) Uma luz intermitente amarela cruzando o canal, à noite, poderá ser:
a) a lancha da Capitania dos Portos fazendo polícia naval
b) uma embarcação desenvolvendo grande velocidade ao navegar
c) uma embarcação dos serviços de praticagem do porto
d) um rebocador do porto se dirigindo para a manobra
38) Uma embarcação de esporte e recreio deverá evitar cruzar uma via de
tráfego, tanto quanto possível,
porém, se for necessário tal manobra, deverá fazer:
a) sempre com a proa voltada para a sinalização de boreste
b) sempre em baixa velocidade e apitando
c) de forma a cruzar perpendicularmente a via de tráfego
d) sempre fazendo alterações constantes de direção
39) As luzes de bordos, de mastro e de alcançado são:
a) circulares
b) circulares brancas
c) de acordo com o tipo de embarcação
d) setorizadas para melhor identificar o movimento da embarcação, à noite
40) O holofote pode ser utilizado:
a) em canais de tráfego intenso, para evitar colisão, à noite
b) em rios estreitos para, à noite, iluminar curvas
c) para sinalizar que a embarcação encontra-se em perigo
d) para se navegar no porto quando estiver com visibilidade restrita
Quem sou eu
- Coisas de Barco
- Rio, Brazil
- Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com