Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

30/12/2013

Barquinho - Bote ou Veleiro??

Olá!
Pra fechar o ano com assunto de vela e um pouco de Faça Você Mesmo sem aquele mistério (ou seria medo?) de ter que ser Engenheiro Naval pra construir qualquer coisa. Seguramente muita gente já viu por aí na web ou mesmo na página do Cabinho. estava pesquisando sobre o Samoa 29 e entrei na na página do YachtDesign (a grafia é invertida com relação ao senso comum); a página mostra uma proposta de barco que foi desenhada para ser transportado no convés do Multichine 28, portanto pequeno; 

A concepção do barquinho-bote é também para servir de opção manobrável e com propulsão em caso de abandono, pois possui uma vela, bolina e leme.... o que me deu uma ideia de usar também como uma veleiro para recreação, já que cabe 2 pessoas (200 kg) e é insubmersível.

Só pra constar: não sou garoto propaganda do escritório e nem ganho nada com isso, mas o projeto é gratuito e simples de executar; esta foi a qualidade que me encantou, pois não sou muito habilidoso e paciente nestas artes manuais... eu baixei o arquivo construtivo e dei uma analisada e resolvi fazer um protótipo pra ver se daria certo, fiz de cartolina de dupla espessura e ficou tão interessante que já me animei de construir um (quem sabe 2?) com a proposta de bater uma regatinha com meu neto... (quem diria? eu correndo regata...rsrsrs!)

ficou bem tosco o modelo reduzido, fiz só o básico pra ver como se encaixavam as peças; é realmente muito simples o casco tem 2 pranchas que se encaixam ao fundo, popa e proa quadrados, lembram o optmist, pelas fotos que vi na web me parece ter uma ótima estabilidade e uma estupenda flutuabilidade. vejam o modelito, mas não ria muito tá?



olha ele mostrando a área vélica toda:


Observe que as chapas (Cabinho e EngNavais, desculpem se o termo não é esse...) são costuradas para dar forma ao casco, é claro que depois elas serão resinadas e aplicadas fibra para dar estanqueidade e resistência.

nesta foto aqui dá ver com mais detalhes (de como ficou tosco...rsrsrsr!!!):










Teve um detalhe na montagem inicial que eu errei e tive que desfazer; refere-se à chapa de baixo perto do fundo; no desenho do projeto há uma clara definição de que parte é voltada pra proa e que parte é voltada pra popa, porém a parte mais afilada (que aparece voltada pra baixo ao olhar o documento)  é voltada pro fundo e não pra cima ao se costurar o casco com o bordo inferior, veja o detalhe aqui embaixo onde a curva superior fica pra cima em relação ao fundo do barco):




Continuei pesquisando no site sobre as etapas da construção e achei um link animado que vai te ajudar a "ver" o como é construído e será bem útil: http://www.yachtdesign.com.br/01_portugues/noticias/pt_destaque_57.html

Depois  de visitar o gif animado no site do Cabinho fiz um condensado das imagens via método mais sofisticado da tecnologia: "control C" e colei aqui pra facilitar a visualização detalhada, pois o gif passa muito rápido..
tá aki: 
 



Espero que gostem como eu!
Abraço Grande!!!! e um Feliz 2014 pra todos nós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!