Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

12/08/2011

Estabilidade e o balanço do barco 2

olá... ando meio atolado pra postar as coisas aqui....putz! um dia isso acaba e aí coloco todos a bordo e posto diretamente no mar... que agora tá distante... to em sampa longe do meu Amor.... mas isso é outra história... rsrsrsrs!
Voltando ao assunto...

A flutuabilidade da embarcação é dada pelo equilíbrio das forças de deslocamento e empuxo; o deslocamento possui um ponto de onde a força de gravidade se concentra (ponto G) ops! Cuidado com este ponto...rsrsrs (tais pensando besteiras, não??)  pois se ele estiver muito alto na embarcação ela vai emborcar... o centro de gravidade quanto mais baixo melhor, ou seja, o ponto G quanto mais baixo é melhor, mantém o barco equilibrado... mas se for muitoo mais baixo... afunda; isso é fácil de perceber, experimente colocar todo mundo no convés do teu barco.. ele vai ficar meio bobo em qualquer ondinha... mas se vc colocar todos no ponto mais fundo do barco ele vai adernar menos, é por isso que veleiros carregam uma quilha cheia de chumbo, pra manter o centro de gravidade bem baixo.

Num barco temos que ter também uma reserva de flutuação, para o caso de alagar a cabine e as “cobertas abaixo”, mas como fazer isso? Basta que tenhamos compartimentos estanques acima da linha dágua. Estes compartimentos acima da linha dágua na máxima capacidade do barco chama-se borda livre, é uma borda de segurança.... vc já andou numa canoa do amazonas que a água fica a menos de 1 palmo da borda????? Vc certamente iria querer uma borda livre maior né? Mas no caso da canoa ela iria afundar pois não tem reserva de flutuação

Nos navios existe a indicação da linha máxima de carga representado por um círculo com um traço no meio (é o disco de Plimsol)

O centro de gravidade (ponto G) encontra-se em um ponto na vertical e varia de acordo com os pesos que colocamos a bordo, varia de acordo com o deslocamento e teremos um barco equilibrado se houver equilíbrio com o empuxo (força de baixo pra cima que faz o barco flutuar) este empuxo é função do volume da área submersa (obras vivas da embarcação) também chamada de CARENA (B). Este empuxo se concentra em um ponto chamado de centro de carena. A estabilidade de um barco se deve a essas 2 forças, G e B. um barco estável será aquele em que o centro de carena (B) esteja sempre o máximo possível perpendicular ao nível da água, entenda que se estivermos num marulho ou vaga, daquelas grandes e longas e o barco sempre se mantém com o centro B perpendicular ao líquido, que neste caso não estará na horizontal mas com algum ângulo devido ao marulho, então temos um braço estável... mesmo que ele pareça entortar quando o marulho passa; um barco que responde mais rápido a isto é um barco mais estável, ou seja: um barco cujo ponto de carena esteja sempre na perpendicular do eixo do barco com o líquido será um barco mais estável, mesmo que este barco esteja na vertical de uma onda que também esteja na vertical (exagerando um pouco). Um barco que balança mais é mais estável, desde que este balanço acompanhe sempre a perpendicular da onda... isso parece um contrassenso não? Ressalvadas as devidas proporções... um barco que balança mais num mar onde o líquido varia seu ângulo horizontal é mais estável... pois do contrário o marulho iria varrer o convés e alagar se ele se mantivesse na horizontal todo tempo.... pense nisso.... os medos que temos de barco balançando num mar de alto marulho são errôneos... o convés de um barco deve sempre estar paralelo com o líquido, mesmo que este líquido esteja com 10, 30, 40 graus de inclinação com relação à horizontal... esse é um bom  argumento pra nossos tripulantes...

é isso!!! semana que vem estamos na onda!
Abraço Grande!!!