Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

31/03/2011

Roupa de "Tempo" - Tempestade

Eu sempre fui Montanhista e Escalador antes de enveredar no mundo náutico, entenda-se: Depois dos meus 3 anos de Colégio Naval (onde velejei e depois de muito tempo voltei). Em alta montanha as condições são também bem adversas, mas tem diferenças substanciais; a água sempre vem de cima e não te choca de frente num volume assustador, a menos que vc esteja numa corredeira ou num rapel de cachoeira, não necessariamente numa cachoeira, mas às vezes escalando no verão a pedra parecia um riacho... No mundo da escalada ou da montanha vc pode decidir ficar parado , encolhido esperando o tempo ruim passar ao largo, no mar isso é quase sempre difícil, a menos que vc esteja capeando no pior estilo do mais completo abandono...

Roupas de montanha são bem parecidas com as tradicionais de mar, só que mais grossas pra resistir a galhos e rochas, mas ambas apresentam o mesmo problema, entram água pelo pescoço e sai pelas cuecas...rsrsrs!!! Que nenhum montanhista me ouça, mas já fiz trilha com uma galera com aquelas roupas carésimas (feito as nossa de mar) e eu de "capachuva" um pvc safado de 1 real... fiquei mais secos do que o pessoal de roupa de 300... Eu tentei aplicar o mesmo conceito no mar, a capachuva de 1 real não rolou... as de 300 deixavam água gelada na cueca... e as pernas frias e isso pra mim era vital, sou friorento em demasia; só pra ter idéia já cheguei no clube (em Niteroi - RJ) quase com hipotermia vindo do fundo da baía de Guanabara num vento cheio de uivada de NW (um Caju) que deixou a vista do Rio branca de chuva de não ver nada quando olhada de Niteroi.

Talvez isso seja uma característica minha adquirida em montanha, mas as roupas largas de tempestade deixam teu movimento amplo mas te limitam em espaço, vou explicar: em escalada os teus gestos são precisos e às vezes vc precisa saber se teu braço vai passar ou não entre um vão de pedra, isso em frações de segundos, pois do contrário poderá significar uma queda de 6 metros pendurado numa corda (aqui, em montanha, o termo é corda mesmo e não cabo). Embarcado isto é um "pouco" menos problemático mas acarretam seguramente e rasgos nos inúmeros pontos de atrito e farpas de cupilha; por isto decidi: vou testar outra roupa!!!

Uso roupa de neoprene da cabeça aos pés, incluindo uma toca pra proteger as orelhas do frio e do vento e água geladas. Ao contrário das roupas de tempo usuais o neoprene não te deixa esquentado de sentir que sua, pois colado te aquece na exata temperatura do teu próprio corpo, ou seja, mantém a temperatura que você está e com uma vantagem: o espaço tridimensional do teu braço não aumenta muito; se vc decidir colocar o braço em algum local vai conseguir com um erro de 5 milímetros (que é a espessura da roupa) se fosse outra roupa certamente teu braço ficaria atravancado em alguma coisa. Outra vantagem do neoprene é que se cair nágua, vc bóia e não tem problema de arrasto se quizer nadar se comparado a uma roupa larga pesada e, no caso, cheia de água dentro!!!

Eu não troco o neoprene por nada, mesmo vendo os vídeos das Américas Cup...