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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

26/08/2010

Ancoragem 3

Lembre-se: o mar possui maré que vai e vem, enche e esvazia, portanto seu barco irá rodar fazendo um círculo em torno do ponto de ancoragem; verifique se o raio do círculo que é a quantidade do filame é suficiente para teu barco não bater nas pedras ou em outros barcos. Lembre-se também que a amré ao encher vai aumentar a profundidade o que vai causar impacto na relação entre amarra e profundidade que deve ser SEMPRE maior que 5 vezes a profundidade. Alguns lugares como no norte do país a maré chega a variar mais de 6 metros.

Ao lançar âncora verifique que ela está unhada, o que significa que podemos lançar mais amarra, a âncora já está fixa e sua UNHA, PATA e às vezes até a HASTE está bem enterrada no solo. A âncora possui unha e mais outros elementos, vamos conhecê-la logo abaixo:
1. Anete, fixa a âncora à amarra
2. Cepo, para evitar que a âncora tombe e não unhe
3. Haste, fixa todo o conjunto ao anete
4. Braço, fixa a unha na cruz
5. Cruz, fixa o braço na haste
6. Pata, fixa a unha ao braço
7. Unha, facilita a penetração no solo.

Alguns modelos podem não possuir todas as partes, como é o caso da âncora tipo Bruce, que não possui cepo. Existe uma ampla discussão sobre qual é o melhor modelo; na realidade as âncoras possuem um desempenho melhor para um determinado tipo de tença, no fim das contas prevalece o gosto de cada um ou a facilidade de acomodação à bordo.

Sempre se oriente e siga as instruções do Comandante antes de lançar ou suspender a âncora!!!