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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

23/10/2010

A Milha 2

Antes de falar sobre a Milha eu gostaria de esclarecer o objetivo inicial destas postagens aqui, alguns queriam mais tecnicismo... outros acham que falar de projeção Mercator fazendo alusão aos “gominhos” é erro de conceito e o fim da picada... bem, são opiniões que respeito mas eu vou continuar fazendo minhas alusões a coisas bem simples, docontrário bastava eu colocar algumas linhas no blog: comprem o livro tal e leiam o material gratuito que a Marinha disponibiliza no site: (http://www.mar.mil.br/dhn/bhm/publicacao/catalogo/htm/publicacoes_download.htm ); lá você vai saber por exemplo que as marés são regidas pela lua e que uma lunação é de 29,530588 dias... cá pra nós, esta informação não serve nem pra gente dar uma sabichão num bar tomando cerveja com os amigos... mas como SEMPRE falo e este é o objetivo das postagens: procurem se especializar, freqüentem os diversos cursos de navegação que existem por aí e mais do que nunca LEIAM todo o conteúdo da Marinha na DPC. Mas voltemos ao tema, a Milha. A milha surgiu para facilitar as medições na carta náutica uma vez que sempre teremos que converter ângulos em medidass e vice versa; então convencionou-se que 1 minuto de grau medido na escala das latitudes é uma milha... e esta distância é de 1.852 metros. Pronto!!! Lembre-se: a escala de latitude é a escala vertical da carta!!!

LEMBRETE: atenção Tripulação, eu escrevo as coisas diretamente, linha direta entre o que sei (ou julgo saber) e o teclado, vez por outra pinta uma dúvida e aí consulto algum material; eu escrevo e publico, assim deve ter uma série de erros de datilografia, sintaxe e por aí vai... me desculpem mas eu não tenho tempo pra preparar o material e publicar, publico “on the fly” e não me permito fazer um “control C control V” dos materiais de consulta, até porque em escrevendo aqui, eu relembro as coisas que “apreendo”... sem erro de grafia mesmo: apreendo!!!

Abraço Grande pra Tripulação e a Galera que se diverte aqui!!!!

19/10/2010

A Milha 1

O planeta terra é redondo, ou quase, e a carta náutica é plana... ao colocar algo esférico no papel é CERTO que haverá distorções, imagine que você descasque uma tangerina e pinte a tangerina descascada de forma que ela possa ser carimbada no papel, antes de carimbar separe cada gomo e aí então carimbe; o formato que vai ficar impresso é algo com um balão, largo no meio e afinado nas pontas. Se formos juntando lado a lado cada gomo vai ficar mais ou menos como a figura abaixo, mais uma vez me desculpem a falta de arte e ferramenta...rsrsrs!!!!
Vocês são irão perceber de cara que as pontinhas mais finas do gomo (parte de cima e de baixo) estavam juntinham antes da separação e depois de impressa no papel parecem estar MUITO DISTANTES; não é verdade?!! Basta olhar pra figura ao lado. Isso é uma distorção da projeção; na carta náutica que usamos, esta projeção faz com que o relevo perto dos pólos pareçam maiores, olhe um mapa mundi e observe os pólos, a Groelândia; parecem grandes mas não são; esta distorção impressa no papel tal qual os gomos da tangerina são peculiares na projeção MERCATOR, que é a que usamos nas nossas cartas náuticas; tecnicamente falando são distorções nas altas latitudes (perto do pólo) ou perto de onde os gominhos da tangerina se juntam... quando estavam intactas antes de separarmos... as linhas que unem cada gomo são os MERIDIANOS, eixo vertical onde se lê as latitudes. Esta linha é do mesmo tamanho do gomo, mas a linha horizontal não representa fielmente a distância quando estamos perto do ponto onde os gomos se unem, nos pólos; ali as distâncias parecem maiores, vide o tamanho da Antártida, da Groelândia.... então podemos concluir que as distâncias horizontais no papel (na carta de Mercator) NÃO representam a realidade, já que têm distorções!!! Este é o motivo pelo qual as distâncias são medidas na carta no eixo vertical, no eixo das latitudes e não no eixo horizontal que é o eixo das longitudes.

O queremos dizer é que o eixo VERTICAL representa a realidade das distância na escala do mapa, ou seja, a escala das latitudes representa a real distância projetada no carimbo que fizemos dos gomos da tangerina enquanto as distâncias horizontais têm distorções e elas são maiores quanto mais nos aproximamos do ponto onde os gomos se encontram acima e abaixo, nos pólos... mas eu postei isso aqui pra falar da MILHA náutica... mas vamos deixar você pensando um pouco em distorções da projeção Mercator e aí então vamos dele.. é dele, ângulo, que por conseqüência teremos a MILHA!!!!!

Abraço Grande!!!!