A proposta aqui não é formar Meteorologistas, até porque não o sou, mas no fundo temos muito que aprender com o seu Asdrubal Salomé que sempre falava do vento quente de Noroeste... eu disse noroeste? E você sabe em que direção é noroeste? Nem o Norte? Credo!
Mas vamos lá, afinal este é o nosso propósito!!! O norte (N) é a direção superior de toda carta náutica, é como olhar o mapa do Brasil, o norte é pra cima, consequentemente o sul (S) é pra baixo, onde fica São Paulo, Rio Grande do Sul... o leste (E) fica no mar à direita, onde estão as plataformas de petróleo; o interior do país fica pra oeste (W); então o noroeste (NW) fica entre o norte e o oeste... assim teremos: nordeste (NE) entre o norte e o leste; sudoeste (SW) entre o sul e o oeste; sudeste (SE) entre o sul e o leste. Consegui colar uma imagem... uêba!!!!
Lembre-se: se vc estiver vendo o sol nascer o sul estará a sua direita; agora que vc já sabe se localizar vamos ao “tempo”, pois sem esse conhecimento básico vc poderá estar em apuros quando tiver que fugir de um ciclone... não se desespere, o “tempo” nesta latitude do Rio é sempre bem camarada; isto porque o planeta possui alguns regimes de vento, pressão e temperatura que são globais e assim com alguma observação, feito o seu Asdrúbal, conseguiu-se mapear algumas leis planetárias, do nosso planeta Terra! Quer ver uma: no nordeste, Ceará e adjacências quase sempre venta na mesma direção... é verdade; o nosso planeta possui alguns regimes de vento que são globais e possuem comportamento previsível e constante, ou quase! Perto da costa norte-nordeste os ventos sempre sopram de Sudeste (SE) em relação à linha do Equador (linha imaginária que divide a terra em 2 hemisférios), este vento global chama-se Alísios e no hemisfério norte, acima do Equador ele sopra na direção complementar: sopra de nordeste (NE)
Aqui vamos precisar de outros conceitos para entender a pressão atmosférica, falaremos do barômetro, mas isto fica para o próximo episódio
Quem sou eu
- Coisas de Barco
- Rio, Brazil
- Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com
04/09/2010
01/09/2010
O Barco 1
Como estamos no começo vamos descrevendo os termos de forma quase vulgar, afinal é preciso que alguns conceitos estejam sólidos de modo que possamos ser úteis à bordo; imagine que alguém te diga: pegue a amarra que está na proa.. não entre em pânico: PROA é a parte da embarcação que fica à vante, que fica na frente do barco. A POPA é a parte de traz do barco. Olhando o barco de cima teremos uma visão do seu desenho, a parte da frente (proa), a parte de traz (popa), a parte do meio, chamada de MEIA NAU. A distância da proa à popa (sem contar as ferragens e acessórios) chama-se COMPRIMENTO TOTAL da embarcação.
Visto de cima, o barco possui 2 lados (esquerdo e direito), que em náutica chamamos de BORDO. Neste caso temos o BORDO de BOMBORDO e o bordo de BORESTE.
Boreste é o bordo direito da embarcação. Como o nosso coração é bom e fica do lado esquerdo o bordo da esquerda chama-se Bombordo. Esta você vai se lembrar: lado do coração, esquerdo, BOMbordo!!!
Viu como é simples????
Visto de cima, o barco possui 2 lados (esquerdo e direito), que em náutica chamamos de BORDO. Neste caso temos o BORDO de BOMBORDO e o bordo de BORESTE.
Boreste é o bordo direito da embarcação. Como o nosso coração é bom e fica do lado esquerdo o bordo da esquerda chama-se Bombordo. Esta você vai se lembrar: lado do coração, esquerdo, BOMbordo!!!
Viu como é simples????
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