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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

16/02/2012

Vela 2

Já vimos que o vento gera uma força quase perpendicular na retranca vista de cima  (travessão horizontal que pode acertar a cabeça de alguém no convés) tal qual uma asa de avião em pé no barco, mas é preciso saber posicionar a vela para que estas forças atuem a seu favor, do contrário ela ou vai ficar panejando (sacudindo pra lá  e pra cá no vento) ou ela vai ficar esticadinha toda caçada (retesada), mas o barco não vai sair do lugar...
 Quer dizer: ele vai andar pra trás sendo arrastado pelo vento, ou vai inclinar muito (adernar) porque o vento está batendo chapado na cara da vela.
O vento deve entrar pela parte da frente da vela (bordo de ataque, lembra?) pra ter o efeito que queremos, deve entrar de tal forma que a vela não fique panejando. Credo! como é difícil explicar isso em texto... melhor é marcar uma velejada...rsrsrs! mas vamos nessa! Veja se os desenhos ajudam a entender como temos que posicionar a vela em relação ao vento e em relação ao rumo que queremos no barco. Às vezes nos surpreendemos com a direção que o Comandante impõe ao barco, parece que velejadores gostar de ir nas direções mais improváveis de seu destino...
Às vezes isso não é possível ir direto onde queremos chegar porque a direção que queremos seguir é EXATAMENTE na direção de onde o vento sopra, neste caso temos que dar um desconto e ir mais pra cá ou mais pra lá, e lá na frente fazer outro zig zag, um veleiro anda “quase’ contra o vento mais não anda exatamente contra o vento, a vela paneja (lembre-se disso).
É preciso sempre gerar aquele efeito de asa de avião, lembra-se? É este efeito que deve ser dado à vela e ao rumo do barco considerando a direção do vento; o vento deve entrar sempre (ou quase sempre) na parte da frente da vela para gerar a baixa pressão na parte de trás do “pano”. Dissemos quase sempre porque com o vento vindo de popa as velas ficam mais abertas recebendo o vento em toda sua área de forma a serem empurradas pra frente.
Fizemos um desenho aqui da vela e suas partes, pelo menos algumas para se ter idéia dos nomes de cada pedaço dela. Quando  falo da parte da frente da vela me refiro à Testa da vela, é por onde o vento normalmente entra quando não estamos com vento de popa... veja a figurinha aki...
Bem, vamos devagar, vou construir um mapa situacional (gostou do termo?rsrsrs!) pra exemplificar o posicionamento da vela, do vento e do rumo do barco pra melhor entendimento, mas vou precisar desenhar, o que significa que é tarefa árdua....então fica pra semana, afinal amanhã já é carnaval... a julgar pelos blocos da semana passada acho que já começou... rsrsrsrsrs!!!
Bom carnaval a todos, divirtam-se e cuidado nas estradas e no mar, lembrando que a segurança está acima de tudo
Um Grande Abraço!!!!

12/02/2012

Vela 1

Bem, cambamos pra bombordo...
agora vamos cambar pra boreste...
Vamos falar um pouco de vento e como fazemos com as velas... independente de barco a motor ou de um veleiro é sempre bom entender um pouco de vela, ois pode ajudar a se deslocar quando estiver em apuros, o que neste caso vai significar usar um lençol, um toldo ou algo que faça com que teu bote se desloque... espero que nunca precise deste conhecimento nesta situação.

A mecânica é simples, novamente não vou me ater aos princípios físico-químicos e quase quânticos na explicação, a ideia (idéia não mais acento...rsrsrs)  aqui é ser o mais prático e simples possível, mesmo que o exemplo fique meio grosseiro, pra desconforto de alguns catedráticos...rsrsrs! Nada pessoal hein?!!!
A vela de um barco funciona como se fosse uma asa de avião só que na vertical (às vezes nem tanto na vertical assim, pra desespero da minha tripulação). No avião a asa tem um formato, digamos, plano na parte inferior e curvo na parte superior, sendo mais grosso na parte da frente (aeronautas chamam bordo de ataque) e mais fino na parte de trás.
Algo mais ou menos assim exagerando um pouco a proporção e dando um desconto aqui pro péssimo desenhista... rsrsrs!








A função da asa do avião é sustentar a aeronave no ar (não estou considerando os Caças que tem uma asa cujo maior objetivo é cortar a resistência do ar), se o motor desligar ele deve planar o mais que possível. Então vamos imaginar o comportamento do ar quando a asa corta o vento, imagine 2 partículas de ar na frente da asa, no bordo de ataque, ao se deslocar as duas partículas vão fazer caminhos diferentes: uma vai pela parte de cima da asa e outra vai por baixo. Ao final da asa, as duas partículas de ar chegarão ao mesmo tempo no final da asa (bordo de fuga). Percebe-se pelo desenho que a partícula de ar que se desloca na parte de cima da asa vai percorrer um caminho maior do que a partícula que se deslocou pela parte de baixo, entretanto as duas chegam ao mesmo tempo no final da asa; este fenômeno acarreta em que na parte de cima da asa será gerada uma pressão menor que na parte de baixo da asa.
Se na parte de cima da asa temos uma pressão menor que na parte de baixo então todo o conjunto (a asa) vai tender a se deslocar pra cima, no sentido da direção da baixa pressão;  isso faz com que o avião tenha a tendência de subir, a asa empurra o avião pra cima.








Coloque agora esta asa na vertical dentro de um barco, com a parte mais “gorda” pra frente (na proa) e a parte mais fina na popa.



Agora vamos também trocar o nome de asa para vela, mas o efeito é o mesmo, o vento entrando na “cara” da vela vai fazer com ela se desloque no sentido da parte mais longa da curvatura, vai fazer com que o barco se desloque de lado se a vela estiver quase no mesmo sentido longitudinal do barco. Veja esta figura horrível abaixo... (a vela ficou muito fechada, desse jeito o barco nem anda pra frente.... putz! depois melhoro o desenho, o importante é entender a essência)


Para que o barco não saia andando de lado colocou-se uma placa grande e chata no fundo, a quilha, para que com a pressão da água ele não se desloque de lado... a resultante destes vetores de força, fazendo a derivada do momento e dividindo pela integral tripla do tamanho em milímetros da quilha...kkkk!!!! a resultante da vela fazendo força pro barco andar de lado e a quilha fazendo com ele NÃO ande de lado, é um movimento pra frente, ou quase isso!!!!!
Mas o que fazer com a vela no vento de forma que o barco ande pra onde queremos???
No próximo eu falo mais algumas coisas... vou precisar desenhar... e isso não é meu forte...rsrsrsrs!!!
Só pra lembrar: tudo que escrevemos aqui, neste e em outros "post" são ao máximo simplificados para um entendimento fácil, vez por outra alguém faz uma crítica (construtiva é claro) que "a coisa" não é bem assim... isso aqui é como um tira gosto..vai comendo...comendo e no fim experimentou de tudo e conhece pelo menos o sabor de cada "coisa"...rsrsrs!!!!
Grande Abraço e um Abraço Grande!!!!