Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

14/03/15

Nós a ELITE (como quer o governo) - ou: Velejar e esquecer o Brasil???


Só pra esclarecer: não é nada pessoal tá?!!!

 

Só pra esclarecer: DEMOCRACIA Não é votar e deixar que o governo faça o que bem entende respaldado pelo voto, democracia também é: o Povo põe e o Povo TIRA!!!!

Por enquanto não tem ninguém cobrando as contas abertas do BNDES construindo portos e rodoviárias em Cuba e na Venezuela com os valores encobertados pelo SIGILO imposto pelo governo... porque é sigiloso????​

Não quero saber se a presidENTA foi eleita por maioria no RJ e MG (no nordeste era esperado), mas EU PENSO e acho que você também, porque somos a ELITE na qual o Governo quer que sejamos separados do POVO e por isso provoca esta suposta contradição plantada lá atrás... como se TRABALHADOR não fosse nós mesmos a classe média alta e baixa; o que o governo se esquece de dizer (de propósito) é que trabalhador somos TODOS que recebemos salários, temos folha de ponto, desconto por faltas, desconto do imposto de renda NA FONTE, pagamentos de plano de saúde e por aí vai... quem neste Brasil não tem isso?
 
Quem neste Brasil não paga imposto sobre uma RENDA de mais de 10, 50 100 mil Reais de salário? Quem não paga por transporte? Quem reivindica aviões pra família sem mexer no próprio bolso? Que trabalhador com problema de saúde vai pro Albert sei lá o que em São Paulo?

 ELITE é quem está lá no governo e ainda usa o poder para legislar em causa própria!!! Onde já se viu um MINISTRO da JUSTIÇA se encontrar com Advogados de empresas arroladas em crimes de corrupção?? e a OAB ainda acha que isto é NORMAL...

Que raio de ELITE é essa que tem desconto do imposto de renda na fonte?????  Que raio de ELITE é essa que trabalhando 35 anos e contribuindo com o INSS pelo teto ainda vê de aposentadoria no máximo uns 4 mil Reais enquanto alguns sem ter NADA contribuído têm direito à aposentadoria porque foram jogadores de futebol ou serviram ao Brasil por 4 anos nos seus cargos políticos? Que porcaria de ELITE é essa que depois de trabalhar anos vê sua viúva receber 50% do valor da pensão na morte do marido porque o governo gastou o dinheiro do INSS em outras coisas?? Esse é o rótulo que o governo nos impõe para nos dividir!!!

Sabes quem é essa ELITE???? é a mesma que foi pra Cabo Frio no feriado prolongado da eleição... abstendo-se de ESCOLHER porque no cenário político  as escolham estão deploráveis!!!!

Já passou da hora dessa ELITE classe "mérdia" se manifestar, e como classe pensante, mudar os rumos deste Brasil, que é de TODOS nós!!!!!!!!!

Nós - classe mérdia - não vamos a lugar nenhum enquanto tivermos um povo dominado pelas benesses do Governo POPULISTA que prima em mantê-los acéfalos, sem educação, sem escolas,  sem cultura e sem PENSAR!!!!!

 
Desculpe: cansei de hipocrisia!!!!

O que você está fazendo pra mudar isso???????

Ou vai pra Cabo Frio de novo na próxima eleição?? Talvez você não tenha mais dinheiro pra gasolina...
Se não for por um Brasil melhor e realmente democrático, podes ir, o Brasil não precisa de você, vá pra Cuba!!!! ou pra outro lugar...

16/02/15

Poluição na baía da Guanbara

Ontem estive no meu ex clube revendo amigos e obviamente matando saudades, lá vi um container onde a equipe estrangeira (Belga??) treina para a competição de vela... relembrei um episódio onde eu ia sair de barco (meu barco ficava ao lado do container) e precisava me desvencilhar de umas carretas no caminho, quando ouvi um diálogo deles:
- Vamos treinar! disse uma das mulheres
- eu não, disse outro
- why?
- eu tenho medo de entrar nessa água suja...
olhei pra eles e fiz um sinal de curtir...  com a mão invertida é claro!

Tenho visto dezenas de reportagens e posts sobre a poluição da baía isso sem falar que o RJ já recebeu mais de 2 Bilhões de Reais para isso e nada ou quase nada se fez, a tentativa mais estapafúrdia que vi foi um barquinho coletor de lixo, como se fosse o lixo sólido o maior dos problemas da nossa baía...
 
Tenho visto dezenas de e-mails sobre o tema e fico me perguntando: porque os Velejadores Brasileiros não se organizam e boicotam as regatas não participando dela? Que me desculpem nossos valiosos e valorosos medalhistas, mas esta seria a forma mais contundente de protesto silencioso? A maioria dos "protestos' que vi são "barulhentos"  mas a caravana passa...
 
Abraço Grande!!!
Elmo Romão

08/06/14

Barquinho Bote Caravela - Projeto do Cabinho - um Filminho da Forma

Quase todo fim de semana eu vou na casa do meu pai, primeiro  pra vê-los e por último pra ir construindo um projeto gratuito do Cabinho (YachtDesign), estou fazendo devagar, bem devagar quase parando, parando quase criando teia... no fundo no fundo é quase uma processo místico, um verdadeiro exercício de paciência!!! não que o projeto seja difícil de ser construído, mas porque eu sempre faço as coisas depressa demais e assim decidi fazer um processo ZEN, já que sou zen paciência... risos!!! kkkk!!!

acho que a parte mais difícil é o filetagem, seria filetamento? aquele processo de colocar resina com esfera de fibra de vidro para colar as partes costuradas. Digo difícil porque exige uma quantidade razoável de resina e como eu não lido bem com ela às vezes esquenta, fumega, borbulha e endurece com a espátula dentro.... putz!!! aprendi que deve ser respeitada as quantidades proporcionalmente, mas sempre coloco um pouquinho mais de endurecedor pra catalisar mais rápido, senão corre-se o risco de ficar chiclete, grudento, melequento, sebento, quase langanhento.... esta última palavra é de propriedade da Marcia, minha esposa e Imediata - eu cedi pra ela. Na semana passada eu falei pro meu Pai (o Araken) caso ele quisesse poderia se divertir um pouco passando uma resina nas peças... daí o grudento.... rsrsrsrs!!! A solução foi passar mais uma mãozinha com um pouco mais de endurecedor, deu certo, ele mesmo transformou o chiclete num drópis!!! Se acontecer contigo, não se acanhe, faz parte do negócio...

Neste findi fizemos um filminho safado, algo entre meio tosco e meio esquisito, faltou o Adriano Plotizki aqui: o amigo dos filmes de mar: #SAL ( https://www.youtube.com/watch?v=-y0GA9lp5yo ), mas vocês vão ver como o barquinho está indo. Já tem forma e forma, lembra um Optimist, e o incrível é que você jura que as coisas não vão se encaixar... é algo como um filho que vai surgindo devagar, no encaixe de formas estranhas, no fundo vai tomando forma nas fibras que não tinham forma da chapa de compensado, retas e sem outra dimensão que de repente fez-se de triste na retidão um contente com terceira dimensão! e alguma personalidade é claro!!!! rsrs!

Como diria meu irmão: intão tá intão! vejam a cara do Bicho, que até minha MãeRiza (a Mariza) subiu pra ver um pedaço da ultrassonografia, já que o Bicho ainda não nasceu por completo...

Vejam como é fácil - pois até eu mesmo consegui chegar até esta etapa - e divirtam-se na forma.... ou seria fôrma?.....  kkkkkk!!!!!!

Grande Abraço e Abraço Grande!!!

video







14/03/14

Eletricidade a Bordo - um papo na Flotilha Guanabara

Oi PessoALL!!!


Pra quem não foi no nosso encontro da Flotilha Guanabara sobre o papo do cheiro de AMPER a bordo, estou colocando aqui o material

De antemão agradeço o carinho com que todos me receberam e a paciência em me ouvir bastante rouco, febril e quase senil... eu estava num processo gripal danado e vindo de uma semana "punk' de trabalho, quase que não consigo chegar (o Matheus tava marcando em cima...rsrsrsrs!!! VALEU Matheus!!!)

Na essência da conversa a tônica sempre foi evitar o tal "cheiro de AMPER"  e o apagão que tá bastante na moda neste verãozão!

Fiz um material bem textual de propósito, de forma que quem não estivesse presente pudesse ler o material e entender o contexto, foi esse o "mote"

Espero somente 2 coisas daquele evento:

1- que o pouco que transmiti possa ajudar àqueles que conhecem pouco ou quase nada e chamam o Ah de "Vossa Excelência"

2- que aqueles que sabem mais do eu (e tem muitos) possam melhorar o material e torná-lo até mais acadêmico se for o caso, certamente tínhamos três Catedráticos na platéia

Volto a citar o que disse no final do nosso papo:


A Flotilha Guanabara É o lugar onde se distribui conhecimento,
mesmo que pouco na experiência de cada um!!!!

Abraço Grande!!!
Elmo

vou achar outro site pra baixar o arquivo, pois o 4shared está tentando empurrar uma penca de baboseiras de buscadores... pô!








02/03/14

Como Escolher o Seu Barco

Na primeira vez que tive um barco acho que escolheram por mim, apesar de investigar bastante. Nada de mais nisso; ouve-se uma opinião aqui e outra ali, mas fui feliz na escolha pro meu objetivo. Comprei um Atol23; era o Meu Barco, confiava muito nele, afinal é um projeto do Cabinho, mas porque escolhi um Atol e não um Velamar? de antemão: nada contra um Velamar, viu?!! rsrsrs!

Escolhi na época um Atol porque era um barco de cruzeiro, isso se dividirmos os barcos em 2 categorias: cruzeiro e regata; queria um barco pra enfrentar MAR, com letra maiúscula mesmo; nas minhas andanças por aí descobri que você pode perfeitamente sair do Rio e ir pra Ilha Grande num Pomar 19, já cruzei com um deles há mais de 20 milhas lá fora. Acho que era um Pomar... não sou bom com marcas e modelos de barco... nem de carro (porque não tenho) e no fundo barco é barco, o que importa é a linha, a curvatura, o jeitão... Ih ficou no vácuo né?!

Mas é isso mesmo, barco é barco e o que você precisa definir é O QUE VC  QUER FAZER COM ELE!

Vais ficar velejando na baía e só vez por outra vai dar um salto mais longe?

Quão longe? 20 milhas? 80?
A questão é resolvida na base da distância, explico: se vc vai sair pra tão longe que vc mesmo não consegue levar porque tem dormir e não consegue ficar acordado 24 horas, então procure um barco maior que dê pra uma tripulação te substituir, e se isso for o caso significará forçosamente que vc vai sair da baía... tem que ser um barco que aguente MAR, o que também não significa que tenha que ser um tanque de guerra mas que te dê CONFORTO, afinal de que adianta um barco "forte" e pequeno se vc não consegue dormir de tanto sacolejar em qualquer marola? Esse quão longe depende do conforto (camas) que vc vai proporcionar a sua tripulação.. dormir no chão pode não ser uma boa opção; se bem que eu prefiro.... além de sacudir menos, inclinar nas cambadas, ainda posso servir de lastro baixando o centro de gravidade, se é que alguém como eu serve de peso pra alguma coisa...

Se vc vai pra longe vai precisar de uma cozinha, de um fogão, de um isopor com gelo... aqui começa a definição do TEU barco...

Olhe bem que a escolha do TEU barco NÃO depende somente do BARCO, depende também de você! Aqui começa a escolha do Comandante feita pelo Barco... rsrs!

Qual a tua experiência com barcos? Essa resposta vai definir que tipo de barco vc pode ter, existem barcos técnicos, nervosos até, quer ver um exemplo? Barcos que possuem um estai largável e que deve ser caçado num bordo e afrouxado no outro, o que torna a manobra de cambar um transtorno (eu detesto isso), tipicamente são barcos que possuem 2 estais na popa, um de cada bordo, e a vela grande (mestra) é maior que a angulação do estai e não camba se vc não afrouxar o estai. Existem barcos que têm tanta regulagem que até pra vc ir ao banheiro alguém tem que ajustar as coisas... Ah, o banheiro.... bem lembrado!!!

Vou contar minha estória evolutiva na procura do barco certo pra mim, como eu disse, primeiro comprei um Atoll e logo de cara fui pra Ilha Grande, mas vou deixar essa história pra outro post, pois aí vc vai entender melhor o que é escolher o TEU barco, ou ficar mais confuso né???!!! kkkkk!!!!
Abração!