Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

25/03/2011

O Sol Nasce no Leste???

A pergunta do título é bem interessante... o Sol nasce no leste?
Resposta: às  vezes sim, às vezes um pouco mais pra norte e outras vezes um pouco mais pra sul...
Se não fosse assim talvez não tivéssemos as estações do ano como primavera, verão, outono  e inverno; o sol nascia à leste no ápice do verão, bem aos 90 graus, no meio do planeta terra, mas com a enclinação do eixo da terra em relação ao plano do sol, ele vai se deslocando ora pra norte até um máximo e volta pro outro lado, sul, até atingir um máximo; estas variações fazem com que no verão aqui no hemisfério sul seja inverno no hemisfério norte; essa angulação do sol em torno do equador chama-se ECLÍTICA e ela descreve um ângulo de 23,5º para norte e para sul. Em linhas gerais este movimento de vai e vem dura um ano, onde passamos pelas estações.

Existem mais movimentos que o nosso planetinha faz do que podemos imaginar; na mecânica celeste a terra não gira em torno de seu eixo como se tivesse fixa por rolamentos, existe um movimento que todo o conjunto faz ao longo de um ano, existem outros mais excêntricos, mas isto é outro assunto...

Se o sol nasce no leste, ou perto do leste, o sul está à direita de quem vê o nascer do sol, nunca se esqueça disto!!!
Às vezes esta simples informação pode significar o rumo correto na emergência...
Abraço Grande!!!

24/03/2011

Puxa Vida!!

Ops!!!!
Desculpem... mas hoje, simplesmente vou abrir mão de parte da minha criação quase técnica... poderia escrever um texto lúdico ou quase poético; patético tavez?
E pra não ser pseudo poético, patético e nem de longe eclético, posto que certamente seria caquético vou deixar meu corpo, e mente, descansar... obrigado a você que veio aqui beber alguma coisa entremeada de osmose de mar e navegação!!!!
Abração!!!
Elmo