Quando se pensa em visibilidade no mar a primeira coisa que vem à mente é nevoeiro e tempestades, em ambas às vezes é preciso diminuir a velocidade da embarcação, ou mesmo "parar' por completo ficando à Capa ou no ferro. Agora pense em uma velejada na baía da Guanabara em pleno verão, não nesse verão de 2014 que não chove há meses e a sensação térmica chega aos 50 graus.... pense num típico dia de verão de céu claro e que, devido ao calor e a umidade, no início da tarde as nuvens se formam e dá aquele pancadão de chuva, a visibilidade diminui é certo, mas ela fica em torno de 4 milhas pra mais, ou seja: a visibilidade não afetada pra quem está dando uns bordos dentro da baía.
Se você considerar que visibilidade é qualquer coisa que diminui a visão vai concordar comigo que se você estiver de olho fechado também terá a visibilidade diminuída, concordas? Pois é, foi o que aconteceu comigo findo do PIC num domingão ensolarado e com um vento Fresco, em maiúsculo por se tratar da escala Beaufort, que de "fresco" não tem nada... olha aqui embaixo.
ESCALA BEAUFORT
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Força
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Designação
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Velocidade (nós)
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Velocidade em (km/h)
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Estado do Mar
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Altura das Ondas (m)
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0
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Calmo
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<1 span="">
|
<1 span="">
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Espelhado
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0
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1
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Bafagem
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1-3
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1-5
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Pequenas
ondas parecendo escamas
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0-0.1
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2
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Aragem
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4-6
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6-11
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Ondas
curtas e pronunciadas
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0.1-0.5
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3
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Vento
Fraco
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7-10
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12-19
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Ondas
começam a quebrar:"carneirinhos"
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0.5-1.25
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4
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Vento
Moderado
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11-16
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20-28
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Ondas
com cristas espumosas, carneiros numerosos
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1.25-2.5
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5
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Vento
Fresco
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17-21
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29-38
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Ondas
formando cristas, espuma, muitos carneiros
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2.5-4
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6
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Vento
Muito Fresco
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22-27
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39-49
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Ondas
ainda maiores com a "carneirada" abrangendo toda a superficie
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7
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Vento
Forte
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28-33
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50-61
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Grandes
ondas, ruido forte
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4-6
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Voltando de Paquetá com aquele força 4 "na cara" só pra variar um SW, eis que o fenômeno típico do verão ocorre, um aguaceiro daqueles!!! o pão de açúcar sumiu; o que não é nenhum problema, pois como eu disse a visibilidade era de umas 4 milhas; mas na realidade a visibilidade estava bem crítica, eu não conseguia manter meus olhos abertos por causa da chuva e do vento; mal enxergava a proa porque tinha que abaixar a cabeça e apertar os olhos...
Visibilidade não é somente uma questão de mau tempo, mas sim uma questão de OLHAR, ou melhor, conseguir olhar e ver!!!
A solução é simples e barata: óculos de pedreiro, óculos de segurança, tipo este aqui na foto abaixo:
custa menos que 10 Reais e possibilitam um conforto enorme!
Tenha sempre um deste a bordo, mesmo que tuas saídas sejam sempre daqui até o outro lado do Rio e boas navegadas!!!