Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

18/08/2010

Ancoragem 2

Anteriormente quando falei que a função da âncora era unhar o verbo foi empregado no tempo correto, posto que âncoras possuem UNHA, PATA, BRAÇO, HASTE, CRUZ, ANETE e CEPO, nem todas possuem cepo, como a tipo Bruce.
Anteriormente falamos em AMARRA; este termo refere-se a uma parte do aparelho de FUNDEIO, ou equipamentos para ancoragem. Amarra é a quantidade de cabo ou corrente existente a bordo atada a uma âncora, também chamada de FERRO, que serve para ancorar ou fundear a embarcação, a depender da situação lançaremos mais ou menos amarras na água, esta quantidade que está na água chamamos FILAME.
É muito comum a confusão entre os termos, veja um exemplo: Você está fundeado perto de uma praia, mas não tão perto assim, senão terás problemas com Capitania, pois o limite é de 200 metros para embarcações a motor, mas voltando ao tema, você fundeou corretamente e um amigo se aproximando em outro barco te pergunta:
- Quanto você tem amarra aí?? Você diz calmamente;
- 300 metros. Teu amigo se assusta e pergunta novamente;
- Mas aqui é tão fundo assim?!!!!

Conhecedor do assunto você respondeu diretamente à pergunta e disse a totalidade de cabo que possui no seu aparelho de fundear, mas ele queria saber sobre o filame, ou seja: o quanto da amarra você deixou na água para que fizesse o fundeio de modo correto. O filame depende muito da profundidade do local e do tipo de TENÇA. Tença é o tipo de fundo existente no ancoradouro, podendo ser areia, cascalho, lama e coral, eles constam das cartas náuticas e se apresentam como os muitos pequenos números espalhados por toda a carta. Um bom fundeio considera uma quantidade de filame da ordem de 5 vezes a profundidade, esta quantidade é aquela exigida como resposta correta nas provas; na prática costumamos usar uma relação maior por motivo de segurança e a depender das condições metorológicas e de mar. Quanto maior o filame menor será o ângulo entre a embarcação e o ferro, fazendo com os esforços sejam menores e favorecendo que a âncora, ou ferro, UNHE mais facilmente; pois âncoras têm unhas. Ao contrário disto, quanto maior o ângulo mais fácil será fazer com que o ferro GARRE, solte do fundo. A manobra para suspender âncora se dá com a embarcação exatamente em cima do local onde a âncora se encontra, assim ela se soltará mais facilmente. Observe que quando falamos que a âncora está garrando significa que temos um problema: a âncora não está devidamente unhada no fundo e o barco se soltando aos poucos, ou seja, o ferro não está totalmente fixo no fundo (unhado); porque há pouco filame, a tença do fundo não é boa, ou o ferro está sub dimensionado ou inadequado para os esforços entre a âncora e o movimento do barco, ou a âncora não é apropriada.... eu estou tentando colocar uma figura aqui, mas vai demorar um pouco pra eu te mostrar as partes de uma âncora...