Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

22/09/2010

Meteorologia 3

Acirculação dos ventos obedece a padrões distintos no hemisfério norte e sul, ambos são contrários um do outro; iremos nos ater ao nosso hemisfério, hemisfério sul. Nas baixas pressões os ventos giram no sentido horário; nas altas o sentido é inverso, vejam as figuras:
Na alta pressão o vento gira no sentido anti horário; a alta pressão apresenta ar frio, a pressão é alta porque o ar frio desce, aumentando assim a pressão; na baixa pressão o ar quente e úmido sobe formando nuvens do tipo cumulus nimbus.
Se o ar frio desce aumentando a pressão e o ar quente sob diminuindo a pressão então significa que haverá circulação de ventos da área de alta pressão para a área de baixa pressão; o que reforça a máxima: área de baixa pressão apresenta ventos CONVERGENTES, ou seja: os ventos irão convergir para a área de baixa pressão, consequentemente a área de alta pressão apresentará ventos DIVERGENTES. Se você observar o vento de frente, pela proa do barco, a área de baixa estará SEMPRE à bombordo; esta regra pode ser muito útil para escapar de um mau tempo.