Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

01/09/2010

O Barco 1

Como estamos no começo vamos descrevendo os termos de forma quase vulgar, afinal é preciso que alguns conceitos estejam sólidos de modo que possamos ser úteis à bordo; imagine que alguém te diga: pegue a amarra que está na proa.. não entre em pânico: PROA é a parte da embarcação que fica à vante, que fica na frente do barco. A POPA é a parte de traz do barco. Olhando o barco de cima teremos uma visão do seu desenho, a parte da frente (proa), a parte de traz (popa), a parte do meio, chamada de MEIA NAU. A distância da proa à popa (sem contar as ferragens e acessórios) chama-se COMPRIMENTO TOTAL da embarcação.

Visto de cima, o barco possui 2 lados (esquerdo e direito), que em náutica chamamos de BORDO. Neste caso temos o BORDO de BOMBORDO e o bordo de BORESTE.
Boreste é o bordo direito da embarcação. Como o nosso coração é bom e fica do lado esquerdo o bordo da esquerda chama-se Bombordo. Esta você vai se lembrar: lado do coração, esquerdo, BOMbordo!!!
Viu como é simples????