Vamos explorar mais um pouco a tão famosa baixa pressão, primeiro vamos às características:
1- o ar é quente e úmido, o que o faz subir, por isto é que causa uma baixa pressão
2- se o ar sobe isto gera ventos que se deslocam para a área de baixa pressão, para subir
3- a ascedência do ar e o efeito do giro do planeta terra (chamado de efeito coriolis) faz com que ao redor do centro de baixa haja circulação de ventos SEMPRE no sentido horário, noso foco é sempre hemisfério sul
4- se os ventos girando ao redor da baixa pressão são horários isto significa que se você estiver navegando e aproar ao vento, a baixa pressão estará SEMPRE à bombordo (no hemisfério sul, que é o nosso); o que pode ajudar muito na hora que você quer fugir do mau tempo
5- o regime de ventos no Brasil acarretados por uma baixa pressão (frente fria) normalmente se deslocam de noroeste NW e rondam para sudoeste SW rapidamente
6- chama-se baixa pressão à pressão menor de 1013 mili bar (bar é a medida de pressão)
7- quanto mais juntas estiverem as linhas do gradiente de pressão (veja na MeteoroMarinha: http://www.mar.mil.br/dhn/dhn/index.html) maior será a velocidade dos ventos, é o mesmo raciocínio das curvas de nível em topografia, quanto mais juntas mais íngreme!!!
8- as frentes frias, que caminham junto com a baixa pressão normalmente se deslocam sentido SW, indo para o mar... sobem pela região sul (são paulo, rio grande do sul) e vão se deslocando para o mar livrando o rio de janeiro ou deixando uma pequena "perna" de instabilidade
sugiro que vocÊs sempre observem os gradientes de pressão na MeteoroMarinha e percebam como "andam" as frentes ao sair do polo sul e também aquelas que vez por outra vem do continente descendo lá da Amazônia úmida; verão que existe um PADRÃO de comportamento...
a observação é que faz o Navegante... lembrem-se sempre disto.. e bons ventos pra todos!!!!!
Quem sou eu
- Coisas de Barco
- Rio, Brazil
- Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com