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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

23/10/2010

A Milha 2

Antes de falar sobre a Milha eu gostaria de esclarecer o objetivo inicial destas postagens aqui, alguns queriam mais tecnicismo... outros acham que falar de projeção Mercator fazendo alusão aos “gominhos” é erro de conceito e o fim da picada... bem, são opiniões que respeito mas eu vou continuar fazendo minhas alusões a coisas bem simples, docontrário bastava eu colocar algumas linhas no blog: comprem o livro tal e leiam o material gratuito que a Marinha disponibiliza no site: (http://www.mar.mil.br/dhn/bhm/publicacao/catalogo/htm/publicacoes_download.htm ); lá você vai saber por exemplo que as marés são regidas pela lua e que uma lunação é de 29,530588 dias... cá pra nós, esta informação não serve nem pra gente dar uma sabichão num bar tomando cerveja com os amigos... mas como SEMPRE falo e este é o objetivo das postagens: procurem se especializar, freqüentem os diversos cursos de navegação que existem por aí e mais do que nunca LEIAM todo o conteúdo da Marinha na DPC. Mas voltemos ao tema, a Milha. A milha surgiu para facilitar as medições na carta náutica uma vez que sempre teremos que converter ângulos em medidass e vice versa; então convencionou-se que 1 minuto de grau medido na escala das latitudes é uma milha... e esta distância é de 1.852 metros. Pronto!!! Lembre-se: a escala de latitude é a escala vertical da carta!!!

LEMBRETE: atenção Tripulação, eu escrevo as coisas diretamente, linha direta entre o que sei (ou julgo saber) e o teclado, vez por outra pinta uma dúvida e aí consulto algum material; eu escrevo e publico, assim deve ter uma série de erros de datilografia, sintaxe e por aí vai... me desculpem mas eu não tenho tempo pra preparar o material e publicar, publico “on the fly” e não me permito fazer um “control C control V” dos materiais de consulta, até porque em escrevendo aqui, eu relembro as coisas que “apreendo”... sem erro de grafia mesmo: apreendo!!!

Abraço Grande pra Tripulação e a Galera que se diverte aqui!!!!