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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

14/04/2011

Energia Elétrica

Este site se propunha a ser de navegação... hummm, mas temos tantos eletrônicos a bordo atualmente que não temos como renegar o aspecto eletricidade, e já que frequentemente temos pessoa perguntando sobre carregadores, controladore, painéis solares e outras traquitanas tecnológicas que não tenho como passar ao largo num rumo diferente... obviamente, tal qual a proposta do blog, não iremos descrever os processos químicos dos ácidos sulfúricos recombinados aos hidrogênios da eletrólito...


Então é ler e entender rapidamente como a “coisa” funciona e desvendar mitos e até quebrar paradigmas e, se for o caso, e ir buscar mais informação em outras praias....

Vamos começar do começo, vamos comprar uma bateria de 100AH (amper hora) eu disse amper vezes hora e não amper por hora, veja a diferença:
Uma bateria de 100AH produz 100 Amperes em 1 hora, pois 100AXH = 100X1, cem amperes em 1 hora. Esta mesma bateria de 100AH irá produzir 50 amperes em 2 horas; ou 25 amperes em 4 horas; ou 12,5 amperes em 8 horas; pois a relação amperXhora deve ser mantida; ou seja: 12,5X8=100, ou 25X4=100, ou 50X2=100.... ou seja, a capacidade de uma bateria é a quantidade de corrente elétrica (Amper) que ela consegue fornecer em um determinado tempo!!!

Já perceberam que devemos desmembrar as coisas em horas de uso né?!! Se eu tenho um equipamento que consome 25 amperes.hora e precisa ficar ligado por 5 horas a bateria de 100AH não vai segurar pois ela fornece 25 amperes em 4 horas... essa é a chave do entendimento técnico; mas vamos facilitar a vida, afinal normalmente nenhum equipamento vem escrito na sua plaquinha o consumo em amper e sim em WATT... então imagine o seu rádio VHF de 25 W que fica ligado num banco de bateria de 12 volts; este rádio consome 25/12= 2,xx AH (pra facilitar vou usar 2AH); ou seja, se ele vai ficar ligado por 5 horas o consumo será 5X2AH =10AH, ou seja ainda, se sua bateria é de 70 AH irá suportar tranquilamente o rádio ligado por mais de 5 horas direto.

Vamos brincar um pouco mais focando que você tem uma bateria 70AH e 2 equipamentos, sendo um de 25 W e outro de 45 W; vou arrendondar as contas pra facilitar o entendimento; a pergunta é: a sua bateria suporta uma viagem pra Ilha Grande (de 10 horas) com os 2 equipamentos ligados??
Vamos aos consumos dos equipamentos: 25+45=70W, se ambos estão alimentados por 12 volts então consumirão 70/12=6AH
Se devem ficar ligados por 10 horas então o consumo total será 6AHX10=60AH
Se a sua bateria é de 70AH então suportará toda a travessia ligados... mas calma que a teoria na prática é outra... existe um fator que deve ser aplicado pra diminuir a capacidade em amper.hora da bateria para efeito de cálculo de consumo; vamos usar 50% pois a capacidade descrita na bateria é NOMINAL e não EFETIVA (é a diferença entre a teoria e a prática...rsrsrs)

Vamos fazer um exercício mais perto da realidade: de novo, imagine... você fará uma viagem Rio-Ilha Bela com uma pequena parada na Ilha Grande; ao todo levará 2 dias inteiros, seu equipamento compõe-se de 1 rádio VHF de 25W, luzes de bordo com 10W e bomba de porão de 15W; o rádio e a bomba ficarão ligados o tempo todo pois na parada na Ilha Grande você precisa ficar atento aos informes meteorológicos e as conversas com outros navegadores; as luzes de bordo ficarão em uso por 5 horas por dia. A pergunta é: quanto de bateria é necessário para esta travessia? Vamos aos cálculos...


Se considerarmos que a bateria tem rendimento de 50% então teremos que ter uma estupenda bateria de 340AH. Agora veja que curioso, se esta viagem levasse 20 dias teríamos que ter uma bateria de 340AH vinte vezes maior??? O barco afundaria com tanto peso....rsrsrs a solução são os carregadores e painéis solares pra repor a energia drenada pelos equipamentos, aí poderemos ter baterias menores, mas devemos considerar que o à noite não temos sol, no caso dos painéis... mas isso é outra história que eu preciso estudar mais...



Letras miúdas: um rádio VHF típico consome 1w somente na escuta, em uso pode chegar aos 25 W ou mais.