Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

03/07/2011

O que vem depois...

Depois de tantos artigos acho que passeamos por quase todos os assuntos importantes, falamos de cada coisa um pouco, falamos de segurança, sobrevivência, meteorologia, carta náutica, bússola, GPS, ancoragem, maré, falamos até de coisas características do nosso Planetinha, cometi alguns erros de troca de palavras, cometi erros grosseiros de português, mas é como eu disse na abertura do site-blog: Isto não pra ser um TRATADO, mas para ser tratado como uma leitura que flua fácil para nossos Amigos - aqueles que constam no rol que preenchemos nas marinas - como Tripulantes. é pra essa tripulação que escrevo, aqueles tripulantes amigos, ou amigos tripulantes, que perguntam: O que??!! quando dizemos: lance a âncora por boreste!!!

A partir de agora eu pretendo passear pelos artigos desde o começo, mas ainda com a mesma tônica inicial: simplicidade, mas dando um pouco mais de detalhe onde couber; o que além de relembrar o que foi dito vai acrescentando mais conhecimento sem que o amigo tripulante necessite de conhecimento de integrais e derivadas da matemática clássica.. hehehe!!!

Entre um artigo e outro vou fazer uma introdução à navegação astronômica, mas sinceramente. preciso me reciclar... como eu sempre digo: não sou nenhum navegador que deu trocentas voltas ao mundo...

Entre uma risada e outra pretendo colocar algumas dicas de pesca... afinal estamos na água salgada e um peixinho fresco sempre cai bem; o que certamente meu amigo Gilson (http://www.naclinho.com.br ) há de nos ajudar!

Essa é a idéia... se você perdeu a paciência de voltar ao início dos artigos para beber algumas informações, não se preocupe; estamos de volta! Do contrário vá pescar com as dicas do Gilson!!!! rsrsrrs!!!
Abraço Grande!!!