Flutuação, deslocamento e empuxo; estas são as forças que mantêm o barco flutuando, desde que estejam em equilíbrio.... no fundo tudo é o antigo, lembra?, princípio de Arquimedes, aquele da Eureka!!!! Arquimedes descobriu que todo corpo imerso na água acarreta um deslocamento da água que é diretamente ligado ao peso do corpo, é por isto que chamamos o peso de um barco de DESLOCAMENTO. Se este deslocamento for mais pesado que o volume do barco ele será menos denso, portanto boiará.
O faz o barco boiar é o EMPUXO, força do fluido de baixo pra cima compensando o “peso” do barco... se o deslocamento for igual ao empuxo o corpo flutuará; se aumentarmos o peso do barco o deslocamento também aumenta. O deslocamento é expresso em toneladas... 100 quilos... mas quando eu fiz a prova de mestre me perguntaram o que era tonelada longa... obviamente eu intuí que era maior que 1000... mas todas as opções eram maiores que 1000... descobri depois que eram 1.016 quilos.. risível não?!!! Rsrsrsrsrsrs!!!!
Mas vamos lá, se vc for bastante forte e pegar um navio de aço que flutua e amassá-lo todo e colar na água de novo ele vai afundar... porque? Por que 2 sujeitos de mesmo peso, um magrelão e outro mais gordinho, o gordinho flutua melhor? Hein?! Porquê o gordinho tem mais volume e desloca mais água quando imerso, portanto a densidade dele (o gordinho) é menor pois seu volume de água que desloca é maior que seu peso, portanto a forma do corpo imerso faz diferença no ato de boiar porque altera a densidade
Pro pessoal de navios onde o peso de carga embarcada faz diferença, e muita, existem gráficos que entrando-se com o peso embarcado se calcula diretamente o calado, pra navegações em lugares rasos ou de maré de altas amplitudes o gráfico é muito útil. Destes gráficos se podem tirar conclusões do tipo: qual será o calado de um navio ao embarcar 6 toneladas de sacas de café? Ou ainda: qual o calado médio de um navio de trocentas toneladas? Ou ainda mais: qual o peso a ser embarcado para que o calado passe de 2 metros para 5 metros? Isso tudo sai direto plotando o valor no gráfico.
A quantidade de peso que se pode embarcar num navio se chama de porte bruto ou deadweight; é a diferença de deslocamento entre o navio vazio e cheio.
por hoje é só
Abraço Grande!!!!!!!
Ah! vai rolar a patescaria regata de Paquetá! pretendo estar lá!