Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

15/11/2011

Nós e Voltas - Fazendo uma Alça em Cabo

Olá! vou inserir aqui o melhor texto que já vi sobre como fazer uma alça em cabo torcido de 3 fios, ótimo pra amarração em âncoras, espias para amarração cais-cunho do barco; é um texto do ESIO, não me recordo quando me mandou mas faço aqui a referência ao ótimo trabalho cujo crédito não posso me esquecer.


ALÇA COM COSTURA DE MÃO
Seguem os principais pontos para se fazer corretamente um alça em um cabo torcido de três cordões.
1. Comece falcaçando os três cordões do cabo, numerando-os 1, 2 e 3. Pode ser com tape para ficarmais fácil, o importante é torcer bem o cordão antes.


2. Passe o cordão 1 sobre uma cocha do vivo do cabo, na altura que se deseja a alça.

3. Passe o cordão 2 sob outra cocha do vivo do cabo, entrando aonde o cordão 1 está saindo. Note bem na figura abaixo como deve ser o resultado, pois esta passada é critica.

4. Vire o conjunto todo e passe o cordão 3 entrando aonde o cordão 2 está saindo. Note a forma que o cordão 3 está sendo passado, subindo e então descendo por baixo do cordão do vivo do cabo.

5. Vistas do 3 cordões corretamente passados conforme acima. Note que cada um dos cordões foi passado em baixo de um cordão diferente do vivo do cabo, saindo cada um a 120º do outro.



6. Recomece passando o cordão 1 abaixo da próxima cocha e depois continue sempre na mesma seqüência.

7. Complete pelo menos 5 passadas, sempre na seqüência correta. Puxe bem cada cordão após a passada. A aparência deve ficar como na figura que segue (que só tem 4 passadas...).

8. Embora possa ser deixada como no estágio anterior, a alça fica mais elegante se cortada as falcaças e queimada as pontas. Além disto, depois de queimadas as pontas ficam duras, impedindo que os cordões deslizem para dentro e que a alça se desfaça. O exemplo foi elaborado em menos de uma hora em um cabo de nylon de 22mm. Embora uma chave de fenda possa “quebra um galho”, é bom ter um passador (fid em inglês) quando o cabo é grosso e está bem cochado