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Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

16/02/2012

Vela 2

Já vimos que o vento gera uma força quase perpendicular na retranca vista de cima  (travessão horizontal que pode acertar a cabeça de alguém no convés) tal qual uma asa de avião em pé no barco, mas é preciso saber posicionar a vela para que estas forças atuem a seu favor, do contrário ela ou vai ficar panejando (sacudindo pra lá  e pra cá no vento) ou ela vai ficar esticadinha toda caçada (retesada), mas o barco não vai sair do lugar...
 Quer dizer: ele vai andar pra trás sendo arrastado pelo vento, ou vai inclinar muito (adernar) porque o vento está batendo chapado na cara da vela.
O vento deve entrar pela parte da frente da vela (bordo de ataque, lembra?) pra ter o efeito que queremos, deve entrar de tal forma que a vela não fique panejando. Credo! como é difícil explicar isso em texto... melhor é marcar uma velejada...rsrsrs! mas vamos nessa! Veja se os desenhos ajudam a entender como temos que posicionar a vela em relação ao vento e em relação ao rumo que queremos no barco. Às vezes nos surpreendemos com a direção que o Comandante impõe ao barco, parece que velejadores gostar de ir nas direções mais improváveis de seu destino...
Às vezes isso não é possível ir direto onde queremos chegar porque a direção que queremos seguir é EXATAMENTE na direção de onde o vento sopra, neste caso temos que dar um desconto e ir mais pra cá ou mais pra lá, e lá na frente fazer outro zig zag, um veleiro anda “quase’ contra o vento mais não anda exatamente contra o vento, a vela paneja (lembre-se disso).
É preciso sempre gerar aquele efeito de asa de avião, lembra-se? É este efeito que deve ser dado à vela e ao rumo do barco considerando a direção do vento; o vento deve entrar sempre (ou quase sempre) na parte da frente da vela para gerar a baixa pressão na parte de trás do “pano”. Dissemos quase sempre porque com o vento vindo de popa as velas ficam mais abertas recebendo o vento em toda sua área de forma a serem empurradas pra frente.
Fizemos um desenho aqui da vela e suas partes, pelo menos algumas para se ter idéia dos nomes de cada pedaço dela. Quando  falo da parte da frente da vela me refiro à Testa da vela, é por onde o vento normalmente entra quando não estamos com vento de popa... veja a figurinha aki...
Bem, vamos devagar, vou construir um mapa situacional (gostou do termo?rsrsrs!) pra exemplificar o posicionamento da vela, do vento e do rumo do barco pra melhor entendimento, mas vou precisar desenhar, o que significa que é tarefa árdua....então fica pra semana, afinal amanhã já é carnaval... a julgar pelos blocos da semana passada acho que já começou... rsrsrsrsrs!!!
Bom carnaval a todos, divirtam-se e cuidado nas estradas e no mar, lembrando que a segurança está acima de tudo
Um Grande Abraço!!!!