Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

30/10/2010

Vag,a Marulho, Ondas 1

O tempo não está bom o mar está alto com ondulações sem que se quebrem, nada de se espantar muito, mas altos MARULHOS, ou seriam VAGAS? Estas palavras não são sinônimas!!! Você se aproxima de uma área onde planejou fundear... tem boa tença, uma profundidade boa a teu barco e ao mesmo tempo raso de forma que não oprecise remar muito até chegar na praia e relaxar!!! será que você estará seguro?


Essa é a questão de hoje: se o mar está alto e o comrimento das ondas também está, qual será o reflexo quando nos aproximamos da costa?

Antes disso vamos distinguir VAGAS de MARULHO:
VAGAS: é o estado do mar consequência dos eventos LOCAIS
MARULHO: é a consequência dos eventos distantes no mar local

se uma frente lá do rio grande do sull se aproxima do rio com ventos muito fortes soprando durante longo tempo em uma mesma direção vai provocar marulhos fortes e até ressacas aqui nas praias, normalmente os marulhos possuem grandes comprimentos de onda se comparados com as vagas. comprimento de onda é a distância entre uma crista e outra, ou entre um cavado e outro; em mar aberto compreende distâncias maiores que 100 metros.

a resposta pra nossa questão vai depender da PROFUNDIDADE!!! é ela quem vai dizer se o efeito do mar estará ou não afetado, a profundidade afeta a altura das ondas fazendo-a até quebrar como se fosse o arpoador... quando a profundidade é menor que a metade do comprimento de onda então a altura da onda aumeta!!! quando a profundidade é menor que 4/3 da altura da onda, a onda arrebenta!!!!! imagine que você está navegando lá fora com um marulho de 150 metros de comprimento com altura de 3 metros e se aproxima da costa para uma profundidade de 3 metros.. o que ocorrerá?

quando vc chegar na profundidade de 50 metros a altura da onda vai aumentar... quando vc chegar na profundidade de de 4 metros as ondas estarão arrebentando!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
vamos falar mais um pouco sobre isso... só pra ratificar a máxima da navegação: "quanto mais distante da costa, mais seguro"

Abraço Grande!!1 e que nossos fundeios estejam sempre com P<4H/3