Quem sou eu

Minha foto
Rio, Brazil
Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com

17/03/2011

Tsunami - Tempos de Analisar Bem os Marulhos, Vagas e Ondas

Em alguns artigos atrás conceituamos Vaga e Marulho e suas relações com a profundidade, mas vamos repetir algumas coisas que escorregaram entre os dedos e que são muito importantes. Aqui vou usar o termo ONDA genericamente, pois na prática a diferenciação entre vaga e marulho terão igual importância quando o assunto é o quanto pode afetar o "Estado do Mar". Primeiramente vamos entender o fenômeno ondulatório da onda pra definir o que é o COMPRIMENTO de onda (L): é a distância entre duas cristas ou 2 cavados, é a distância entre uma subida do barco e outra subida do barco, estamos falando do movimento do mar fora da arrebentação que os surfistas adoram e nós morremos de medo de chegar perto quando estamos num barco. é essa distância entre as cristas que nos interessam, que é o comprimento de onda.. precisamos saber qual é o comprimento de onda de modo que saibamos se será perigoso ou não se aproximar de um local cuja profundidade vai diminuindo (a costa!)

Como saber o comprimento de onda (L) se nenhum site de meteorologia nos dá? Veja aí no Climatempo, CPTEC, WindGuru... todos eles mostram o PERÍODO que é dado em segundos; sem entrar no detalhe de que período e comprimento de onda possuem relação matemática vou dar aqui uma fórmula prática pra chegar no comprimento partindo do período, já que é o comprimento de onda que nos interessa, mas porquê? Porque o estado do mar é afetado quando a profundidade é menor que metade do comprimento de onda, ou seja: a onda aumenta de tamanho!!!!!!!!!!!!! Mas como saber o comprimento de onda se os sites não nos dão?

Basta fazer uma conta assim: pegue o período e eleve ao quadrado (multiplique por ele mesmo) e multiple novamente por 1,56, o resultado é o comprimento de onda (L) em METROS.Vejamos um exemplo típico: o site informa que as onda estão na direção N/NE 2,5 a 3,0 período de 7 segundos, ou seja: ondas de 2 a 3 metros de altura na direção norte-nordeste com comprimento de onda de: 1,56X7X7=76 metros

Legal, já sei o comprimento de onda mas e daí?? Daí que se você vai rumar pra um ancoradouro de profundidade de 20 metros as ondas estarão maiores... mas quanto maiores? As ondas estarão maiores do que o site te informou, estarão maiores do que 2,5 metros, e se este ancoradouro estiver com a "boca" aberta na direção S/SW (sul-sudoeste) você vai receber o mar de "cara" com ondas maiores que 2,5 metros, mas quanto maior será a onda?  Áí vc precisa entrar num gráfico (vou tentar colar aqui, se não conseguir chamo os universitários pra me ajudar) que mostra a altura da onda em função do profundidade.

O nosso problema maior, como se não bastasse uma onda de mais de 3 metros num fundeadouro,  é saber se a onda estará ou não arrebentando (aquelas de surfista que eu falei); para esta análise é preciso entender que a onda só arrebenta quando a relação da altura dela com a profundidade extrapola os 4/3, ou seja: se a profundidade é menor que 4/3 da altura da onda,  isto significa que a altura da onda (H) cresceu tanto que ela não consegue se sustentar, pois a profundidade ficando cada vez mais rasa vai fazer com o comprimento diminua, como a energia não se perde a crista tem que aumentar, e aumenta tanto que a onda perde sustentação na crista e... desaba!!! se P<4/3H

Ou seja, se no fundeadouro que você vai com 4 metros de profundidade e a altura da onda (H) obtida do gráfico for de 5 metros ela vai quebrar... pois 4 metros é menor que 4X5/3; este é o fator que materializa a máxima do mar: ondas de longo comprimento de onda acarretam ondas enormes na costa!!!!!!!!!!

Terrivelmente verificamos recentemente um TSUNAMI que é uma série de ondas que dificilmente são percebidas em alto mar porque possuem um comprimento de onda de centenas de quilômetros e que portanto possuem uma altura de onda muito pequena e imperceptível (normalmente menores que 70 centímetros); mais distante do epicentro as ondas crescem devido ao fundo que vai se tornando mais raso, o que faz com as ondas cresçam, normalmente as maiores estão entre a terceira e a oitava onda. se vc está no mar e sabe da ocorrência de um tsunami, afaste-se da costa até a uma profundidade maior que 150 metros e a mais de 3 milhas da costa, pois a velocidade ao se aproximar da costa diminui, aumentando a altura da onda que antes era de 50 centímetros se torna maior que 20 metros.

Que isto nunca ocorra com nenhuma embarcação com pessoas a bordo!