O tempo não está bom o mar está alto com ondulações sem que se quebrem, nada de se espantar muito, mas altos MARULHOS, ou seriam VAGAS? Estas palavras não são sinônimas!!! Você se aproxima de uma área onde planejou fundear... tem boa tença, uma profundidade boa a teu barco e ao mesmo tempo raso de forma que não oprecise remar muito até chegar na praia e relaxar!!! será que você estará seguro?
Essa é a questão de hoje: se o mar está alto e o comrimento das ondas também está, qual será o reflexo quando nos aproximamos da costa?
Antes disso vamos distinguir VAGAS de MARULHO:
VAGAS: é o estado do mar consequência dos eventos LOCAIS
MARULHO: é a consequência dos eventos distantes no mar local
se uma frente lá do rio grande do sull se aproxima do rio com ventos muito fortes soprando durante longo tempo em uma mesma direção vai provocar marulhos fortes e até ressacas aqui nas praias, normalmente os marulhos possuem grandes comprimentos de onda se comparados com as vagas. comprimento de onda é a distância entre uma crista e outra, ou entre um cavado e outro; em mar aberto compreende distâncias maiores que 100 metros.
a resposta pra nossa questão vai depender da PROFUNDIDADE!!! é ela quem vai dizer se o efeito do mar estará ou não afetado, a profundidade afeta a altura das ondas fazendo-a até quebrar como se fosse o arpoador... quando a profundidade é menor que a metade do comprimento de onda então a altura da onda aumeta!!! quando a profundidade é menor que 4/3 da altura da onda, a onda arrebenta!!!!! imagine que você está navegando lá fora com um marulho de 150 metros de comprimento com altura de 3 metros e se aproxima da costa para uma profundidade de 3 metros.. o que ocorrerá?
quando vc chegar na profundidade de 50 metros a altura da onda vai aumentar... quando vc chegar na profundidade de de 4 metros as ondas estarão arrebentando!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
vamos falar mais um pouco sobre isso... só pra ratificar a máxima da navegação: "quanto mais distante da costa, mais seguro"
Abraço Grande!!1 e que nossos fundeios estejam sempre com P<4H/3
Quem sou eu
- Coisas de Barco
- Rio, Brazil
- Oi, eu sou um ilustre desconhecido da mídia náutica, não dei nenhuma volta ao mundo, o máximo que já fiz foi navegar umas 400 milhas entre o Rio e Ilha Bela e arredores num Veleiro pequeno. Minha intenção é facilitar o entendimento da navegação para todo aquele que suba à bordo de qualquer embarcação. Este é o primeiro passo antes de entrar em um Curso de Navegação antes de se submeter às provas da Capitania para Habilitação de Amador. Portanto, se você quer aprender algumas coisas sobre navegação de maneira simples, ou vez por outra cambar pra bombordo em alguma tentativa de poesia: Seja Bem Vindo à Bordo!!! elmoromao@gmail.com
30/10/2010
23/10/2010
A Milha 2
Antes de falar sobre a Milha eu gostaria de esclarecer o objetivo inicial destas postagens aqui, alguns queriam mais tecnicismo... outros acham que falar de projeção Mercator fazendo alusão aos “gominhos” é erro de conceito e o fim da picada... bem, são opiniões que respeito mas eu vou continuar fazendo minhas alusões a coisas bem simples, docontrário bastava eu colocar algumas linhas no blog: comprem o livro tal e leiam o material gratuito que a Marinha disponibiliza no site: (http://www.mar.mil.br/dhn/bhm/publicacao/catalogo/htm/publicacoes_download.htm ); lá você vai saber por exemplo que as marés são regidas pela lua e que uma lunação é de 29,530588 dias... cá pra nós, esta informação não serve nem pra gente dar uma sabichão num bar tomando cerveja com os amigos... mas como SEMPRE falo e este é o objetivo das postagens: procurem se especializar, freqüentem os diversos cursos de navegação que existem por aí e mais do que nunca LEIAM todo o conteúdo da Marinha na DPC. Mas voltemos ao tema, a Milha. A milha surgiu para facilitar as medições na carta náutica uma vez que sempre teremos que converter ângulos em medidass e vice versa; então convencionou-se que 1 minuto de grau medido na escala das latitudes é uma milha... e esta distância é de 1.852 metros. Pronto!!! Lembre-se: a escala de latitude é a escala vertical da carta!!!
LEMBRETE: atenção Tripulação, eu escrevo as coisas diretamente, linha direta entre o que sei (ou julgo saber) e o teclado, vez por outra pinta uma dúvida e aí consulto algum material; eu escrevo e publico, assim deve ter uma série de erros de datilografia, sintaxe e por aí vai... me desculpem mas eu não tenho tempo pra preparar o material e publicar, publico “on the fly” e não me permito fazer um “control C control V” dos materiais de consulta, até porque em escrevendo aqui, eu relembro as coisas que “apreendo”... sem erro de grafia mesmo: apreendo!!!
Abraço Grande pra Tripulação e a Galera que se diverte aqui!!!!
LEMBRETE: atenção Tripulação, eu escrevo as coisas diretamente, linha direta entre o que sei (ou julgo saber) e o teclado, vez por outra pinta uma dúvida e aí consulto algum material; eu escrevo e publico, assim deve ter uma série de erros de datilografia, sintaxe e por aí vai... me desculpem mas eu não tenho tempo pra preparar o material e publicar, publico “on the fly” e não me permito fazer um “control C control V” dos materiais de consulta, até porque em escrevendo aqui, eu relembro as coisas que “apreendo”... sem erro de grafia mesmo: apreendo!!!
Abraço Grande pra Tripulação e a Galera que se diverte aqui!!!!
19/10/2010
A Milha 1
O planeta terra é redondo, ou quase, e a carta náutica é plana... ao colocar algo esférico no papel é CERTO que haverá distorções, imagine que você descasque uma tangerina e pinte a tangerina descascada de forma que ela possa ser carimbada no papel, antes de carimbar separe cada gomo e aí então carimbe; o formato que vai ficar impresso é algo com um balão, largo no meio e afinado nas pontas. Se formos juntando lado a lado cada gomo vai ficar mais ou menos como a figura abaixo, mais uma vez me desculpem a falta de arte e ferramenta...rsrsrs!!!!
Vocês são irão perceber de cara que as pontinhas mais finas do gomo (parte de cima e de baixo) estavam juntinham antes da separação e depois de impressa no papel parecem estar MUITO DISTANTES; não é verdade?!! Basta olhar pra figura ao lado. Isso é uma distorção da projeção; na carta náutica que usamos, esta projeção faz com que o relevo perto dos pólos pareçam maiores, olhe um mapa mundi e observe os pólos, a Groelândia; parecem grandes mas não são; esta distorção impressa no papel tal qual os gomos da tangerina são peculiares na projeção MERCATOR, que é a que usamos nas nossas cartas náuticas; tecnicamente falando são distorções nas altas latitudes (perto do pólo) ou perto de onde os gominhos da tangerina se juntam... quando estavam intactas antes de separarmos... as linhas que unem cada gomo são os MERIDIANOS, eixo vertical onde se lê as latitudes. Esta linha é do mesmo tamanho do gomo, mas a linha horizontal não representa fielmente a distância quando estamos perto do ponto onde os gomos se unem, nos pólos; ali as distâncias parecem maiores, vide o tamanho da Antártida, da Groelândia.... então podemos concluir que as distâncias horizontais no papel (na carta de Mercator) NÃO representam a realidade, já que têm distorções!!! Este é o motivo pelo qual as distâncias são medidas na carta no eixo vertical, no eixo das latitudes e não no eixo horizontal que é o eixo das longitudes.
O queremos dizer é que o eixo VERTICAL representa a realidade das distância na escala do mapa, ou seja, a escala das latitudes representa a real distância projetada no carimbo que fizemos dos gomos da tangerina enquanto as distâncias horizontais têm distorções e elas são maiores quanto mais nos aproximamos do ponto onde os gomos se encontram acima e abaixo, nos pólos... mas eu postei isso aqui pra falar da MILHA náutica... mas vamos deixar você pensando um pouco em distorções da projeção Mercator e aí então vamos dele.. é dele, ângulo, que por conseqüência teremos a MILHA!!!!!
Abraço Grande!!!!

Vocês são irão perceber de cara que as pontinhas mais finas do gomo (parte de cima e de baixo) estavam juntinham antes da separação e depois de impressa no papel parecem estar MUITO DISTANTES; não é verdade?!! Basta olhar pra figura ao lado. Isso é uma distorção da projeção; na carta náutica que usamos, esta projeção faz com que o relevo perto dos pólos pareçam maiores, olhe um mapa mundi e observe os pólos, a Groelândia; parecem grandes mas não são; esta distorção impressa no papel tal qual os gomos da tangerina são peculiares na projeção MERCATOR, que é a que usamos nas nossas cartas náuticas; tecnicamente falando são distorções nas altas latitudes (perto do pólo) ou perto de onde os gominhos da tangerina se juntam... quando estavam intactas antes de separarmos... as linhas que unem cada gomo são os MERIDIANOS, eixo vertical onde se lê as latitudes. Esta linha é do mesmo tamanho do gomo, mas a linha horizontal não representa fielmente a distância quando estamos perto do ponto onde os gomos se unem, nos pólos; ali as distâncias parecem maiores, vide o tamanho da Antártida, da Groelândia.... então podemos concluir que as distâncias horizontais no papel (na carta de Mercator) NÃO representam a realidade, já que têm distorções!!! Este é o motivo pelo qual as distâncias são medidas na carta no eixo vertical, no eixo das latitudes e não no eixo horizontal que é o eixo das longitudes.
O queremos dizer é que o eixo VERTICAL representa a realidade das distância na escala do mapa, ou seja, a escala das latitudes representa a real distância projetada no carimbo que fizemos dos gomos da tangerina enquanto as distâncias horizontais têm distorções e elas são maiores quanto mais nos aproximamos do ponto onde os gomos se encontram acima e abaixo, nos pólos... mas eu postei isso aqui pra falar da MILHA náutica... mas vamos deixar você pensando um pouco em distorções da projeção Mercator e aí então vamos dele.. é dele, ângulo, que por conseqüência teremos a MILHA!!!!!
Abraço Grande!!!!
14/10/2010
meteorologia 4
Vamos explorar mais um pouco a tão famosa baixa pressão, primeiro vamos às características:
1- o ar é quente e úmido, o que o faz subir, por isto é que causa uma baixa pressão
2- se o ar sobe isto gera ventos que se deslocam para a área de baixa pressão, para subir
3- a ascedência do ar e o efeito do giro do planeta terra (chamado de efeito coriolis) faz com que ao redor do centro de baixa haja circulação de ventos SEMPRE no sentido horário, noso foco é sempre hemisfério sul
4- se os ventos girando ao redor da baixa pressão são horários isto significa que se você estiver navegando e aproar ao vento, a baixa pressão estará SEMPRE à bombordo (no hemisfério sul, que é o nosso); o que pode ajudar muito na hora que você quer fugir do mau tempo
5- o regime de ventos no Brasil acarretados por uma baixa pressão (frente fria) normalmente se deslocam de noroeste NW e rondam para sudoeste SW rapidamente
6- chama-se baixa pressão à pressão menor de 1013 mili bar (bar é a medida de pressão)
7- quanto mais juntas estiverem as linhas do gradiente de pressão (veja na MeteoroMarinha: http://www.mar.mil.br/dhn/dhn/index.html) maior será a velocidade dos ventos, é o mesmo raciocínio das curvas de nível em topografia, quanto mais juntas mais íngreme!!!
8- as frentes frias, que caminham junto com a baixa pressão normalmente se deslocam sentido SW, indo para o mar... sobem pela região sul (são paulo, rio grande do sul) e vão se deslocando para o mar livrando o rio de janeiro ou deixando uma pequena "perna" de instabilidade
sugiro que vocÊs sempre observem os gradientes de pressão na MeteoroMarinha e percebam como "andam" as frentes ao sair do polo sul e também aquelas que vez por outra vem do continente descendo lá da Amazônia úmida; verão que existe um PADRÃO de comportamento...
a observação é que faz o Navegante... lembrem-se sempre disto.. e bons ventos pra todos!!!!!
1- o ar é quente e úmido, o que o faz subir, por isto é que causa uma baixa pressão
2- se o ar sobe isto gera ventos que se deslocam para a área de baixa pressão, para subir
3- a ascedência do ar e o efeito do giro do planeta terra (chamado de efeito coriolis) faz com que ao redor do centro de baixa haja circulação de ventos SEMPRE no sentido horário, noso foco é sempre hemisfério sul
4- se os ventos girando ao redor da baixa pressão são horários isto significa que se você estiver navegando e aproar ao vento, a baixa pressão estará SEMPRE à bombordo (no hemisfério sul, que é o nosso); o que pode ajudar muito na hora que você quer fugir do mau tempo
5- o regime de ventos no Brasil acarretados por uma baixa pressão (frente fria) normalmente se deslocam de noroeste NW e rondam para sudoeste SW rapidamente
6- chama-se baixa pressão à pressão menor de 1013 mili bar (bar é a medida de pressão)
7- quanto mais juntas estiverem as linhas do gradiente de pressão (veja na MeteoroMarinha: http://www.mar.mil.br/dhn/dhn/index.html) maior será a velocidade dos ventos, é o mesmo raciocínio das curvas de nível em topografia, quanto mais juntas mais íngreme!!!
8- as frentes frias, que caminham junto com a baixa pressão normalmente se deslocam sentido SW, indo para o mar... sobem pela região sul (são paulo, rio grande do sul) e vão se deslocando para o mar livrando o rio de janeiro ou deixando uma pequena "perna" de instabilidade
sugiro que vocÊs sempre observem os gradientes de pressão na MeteoroMarinha e percebam como "andam" as frentes ao sair do polo sul e também aquelas que vez por outra vem do continente descendo lá da Amazônia úmida; verão que existe um PADRÃO de comportamento...
a observação é que faz o Navegante... lembrem-se sempre disto.. e bons ventos pra todos!!!!!
11/10/2010
Bússola Resumo
Atendendo aos pedidos vamos a um resumo sobre marcações na carta e rumo magnético; primeiramente vamos a algumas regras que devem estar no sangue:
1- na carta náutica somente se traçam rumos VERDADEIROS porque a carta é baseada no norte verdadeiro e não no norte magnético
2- o norte do planeta (norte verdadeiro) NÃO coincide com o norte magnético
3- o magnetismo terrestre varia ano a ano, por isto sempre será necessário fazer correções quando se usa a bússola e a carta
4- os pólos magnéticos do planeta variam de ano a ano e dizem que é devido ao deslocamento do magma presente no interior da terra mas esta teoria não é 100% aceita
5- ao traçar um rumo na carta e decidir se guiar pela bússola deve-se corrigir a declinação magnética e os desvios anuais para poder dar ordem ao Timoneiro em qual rumo seguir
então a questão toda se resume na seguinte situação: tracei uma derrota na carta com vários rumos e alguns ways points onde se deve mudar de direção; eu NÃO posso usar direto na bússola os rumos obtidos na carta tenho que entender como se comporta a declinação e a variação anual presentes na rosa dos ventos na própria carta
no nosso caso normalmente as variações e declinação são sempre a W (oeste) e portanto devem ser somadas ao rumo verdadeiro. Se fossem a E deveriam ser diminuídas; assim se um determinado rumo na carta for de 270 graus no barco você deve usar a soma de 270+declinação+desvio corrigido; este será o rumo que você deve usar na bússola do teu barco.
Agora você já sabe que estava cometendo um grande ERRO! Parabéns você não mais os cometerá, mas ainda não estamos 100% no rumo correto.... ainda falta um detalhe bastante importante.... quem foi que disse que a bússola do teu barco aponta para o mesmo lugar que a minha bússola????? Ainda falta somar ou diminuir o desvio da própria agulha que é uma característica que varia de barco para barco; eu disse que varia de barco para barco e não de bússola para bússola; uma mesma bússola comprada de fornecedor competente terá desvios diferentes em barcos diferentes, estes desvios podem estar a E ou W, se estiver a E devem diminuídos se a W somados. Os desvios giram na casa dos 0,5 graus no máximo e são devidos ao ferros a bordo, equipamentos eletrônicos, âncora...etc
1- na carta náutica somente se traçam rumos VERDADEIROS porque a carta é baseada no norte verdadeiro e não no norte magnético
2- o norte do planeta (norte verdadeiro) NÃO coincide com o norte magnético
3- o magnetismo terrestre varia ano a ano, por isto sempre será necessário fazer correções quando se usa a bússola e a carta
4- os pólos magnéticos do planeta variam de ano a ano e dizem que é devido ao deslocamento do magma presente no interior da terra mas esta teoria não é 100% aceita
5- ao traçar um rumo na carta e decidir se guiar pela bússola deve-se corrigir a declinação magnética e os desvios anuais para poder dar ordem ao Timoneiro em qual rumo seguir
então a questão toda se resume na seguinte situação: tracei uma derrota na carta com vários rumos e alguns ways points onde se deve mudar de direção; eu NÃO posso usar direto na bússola os rumos obtidos na carta tenho que entender como se comporta a declinação e a variação anual presentes na rosa dos ventos na própria carta
no nosso caso normalmente as variações e declinação são sempre a W (oeste) e portanto devem ser somadas ao rumo verdadeiro. Se fossem a E deveriam ser diminuídas; assim se um determinado rumo na carta for de 270 graus no barco você deve usar a soma de 270+declinação+desvio corrigido; este será o rumo que você deve usar na bússola do teu barco.
Agora você já sabe que estava cometendo um grande ERRO! Parabéns você não mais os cometerá, mas ainda não estamos 100% no rumo correto.... ainda falta um detalhe bastante importante.... quem foi que disse que a bússola do teu barco aponta para o mesmo lugar que a minha bússola????? Ainda falta somar ou diminuir o desvio da própria agulha que é uma característica que varia de barco para barco; eu disse que varia de barco para barco e não de bússola para bússola; uma mesma bússola comprada de fornecedor competente terá desvios diferentes em barcos diferentes, estes desvios podem estar a E ou W, se estiver a E devem diminuídos se a W somados. Os desvios giram na casa dos 0,5 graus no máximo e são devidos ao ferros a bordo, equipamentos eletrônicos, âncora...etc
Assinar:
Postagens (Atom)